Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4165
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_PatriciaAlvesdeOliveiraGarcia_noPW.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTróccoli, Bartholomeu Tôrres-
dc.contributor.authorGarcia, Patrícia Alves de Oliveira-
dc.date.accessioned2010-04-12T23:17:31Z-
dc.date.available2010-04-12T23:17:31Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationGARCIA, Patrícia Alves de Oliveira. Escala Brasileira de Valores Materiais - EBVM: elaboração e validação de uma escala para materialismo como valor de consumo. 2009. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4165-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.en
dc.description.abstractMaterialismo tem sido amplamente investigado nas últimas décadas, porém, nenhuma escala de mensuração para o fenômeno foi desenvolvida no Brasil. Estudos têm caracterizado materialismo como um valor de consumo com três fatores: centralidade na aquisição, aquisição como busca da felicidade e sucesso definido pela posse de bens. Para desenvolver a Escala Brasileira de Valores Materiais (EBVM), dois estudos foram conduzidos com usuários de internet. No primeiro, 221 sujeitos responderam a EBVM e a Escala de Autoestima de Rosenberg e, no segundo estudo, 788 sujeitos responderam a EBVM e o Inventário de Valores de Schwartz. Análises dos componentes principais e análises fatoriais exploratórias revelaram uma estrutura de três fatores/componentes bastante semelhante nos dois estudos. A validade convergente e preditiva da escala foi confirmada a partir do relacionamento da EBVM entre variáveis sócio-demográficas, autoestima e valores. Os resultados indicaram que materialismo apresenta uma correlação negativa com autoestima e positiva com valores relacionados à autopromoção. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn the last decade materialism has been widely investigated but no scale was developed in Brazil. Materialism has been defined as a consumer value with three factors: acquisition centrality, acquisition as the pursuit of happiness, and possession-defined success. Two studies in which internet users answered several scales, report the development of the Brazilian Material Values Scale (BMVS). In the first study, 221 subjects answered the BMVS and Rosenberg’s Self-esteem Scale. In the second one, 788 subjects answered the BMVS and the Schwartz Value Inventory. In both studies principal components and exploratory factor analysis revealed a very similar three factor/components structure. The relationships among the BMVS, socio-demographic data, self-esteem and values also supported the convergent and predictive validity of scale. Other analyses indicated that materialism is negatively related to self-esteem and positively related to self-enhancement values.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEscala Brasileira de Valores Materiais - EBVM : elaboração e validação de uma escala para materialismo como valor de consumoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordValoresen
dc.subject.keywordAuto-realização (Psicologia)en
dc.subject.keywordPsicologia socialen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.