Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias | - |
dc.contributor.author | Souza, Vanessa Nazar de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T16:14:49Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T16:14:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-16 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Vanessa Nazar de. O uso do Role Playing Game (RPG) como estratégia para a Rememoração de conceitos de Química e Física em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2021. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41678 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa sugere uma dinâmica de trabalho envolvendo uma perspectiva
lúdica com o uso do jogo de Role Playing Game (RPG) “O resgate da deusa” dentro do ensino
de ciências naturais em uma sala de aula do 9 o ano do Ensino Fundamental, em uma Escola
Pública do Distrito Federal. Nesse cenário, na tentativa de buscar uma compreensão de que
maneira tais recursos podem auxiliar os alunos a reunir elementos de interpretação,
argumentação e imaginação, a fim de solucionar situações problemas propostas no jogo de RPG,
dentro do conteúdo de química e física trabalhados pelo professor ao longo do ano. Dessa forma
investigar a possibilidade de por meio de uma atividade lúdica estimular as lembranças dos
conteúdos visto anteriormente e assim corroborar com a mobilização da aprendizagem. Dito isto,
a proposta de pesquisa se baseia nas ideias piagetianas juntamente com as contribuições da
neurociência, da psicologia cognitiva, unindo a Teoria de Rememoração de em seu experimento,
além de analisar as contribuições lúdicas advindas da mente criativa e imaginativa dos jovens
em suas experiências durante a aventura. Desse modo, para investigar tais propostas utilizamos
a análise qualitativa de um estudo de caso, no qual pudemos avaliar a reação dos alunos durante
a aplicação do jogo. Realizamos nossa pesquisa em uma escola pública de Ensino Fundamental
do Distrito Federal tendo por média de 80 participantes. Certamente, nossa pesquisa trouxe uma
proposta arrojada em sua leitura e interpretação dos dados ao considerar uma memória a ser
reconstruída toda vez que é rememorada e o fortalecimento das redes sinápticas a cada revisita
a essas lembranças. Para nos aportarmos nos referenciais teóricos escolhidos, nossa coleta de
dados foi baseada no diário de bordo dos alunos e nas filmagens das aplicações dos jogos.
Como resultado de nossas análises pudemos perceber que o jogo de RPG demonstrou ser uma
ferramenta eficaz na mobilização dessas aprendizagens, além de oportunizar a ressignificação
dos conceitos científicos estudados anteriormente em um contexto lúdico estimulante, podendo
gerar estímulos positivos destes novos esquemas criados no momento da aventura. Isso nos
mostra, talvez, uma nova oportunidade de conceber a aprendizagem como um processo
contínuo de ressignificação e construção aliando as ideias construtivistas piagetianas na busca
de um protagonismo de nossos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso do Role Playing Game (RPG) como estratégia para a Rememoração de conceitos de Química e Física em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Piaget, Jean, 1896-1980 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Role Playing Game (RPG) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bartlett | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rememoração | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research suggests a work dynamics involving a playful perspective with the use of
the Role Playing Game (RPG) game "The rescue of the goddess" within the teaching of natural
sciences in a 9th grade elementary school classroom, in a Public School in the Federal District.
In this scenario, in an attempt to seek an understanding of how these resources can help students
to gather elements of interpretation, argumentation and imagination, in order to solve problem
situations proposed in the RPG game, within the content of chemistry and physics worked by the
teacher throughout the year. In this way, investigate the possibility of stimulating memories of the
content seen previously through a playful activity and thus corroborating with the mobilization of
learning. That said, the research proposal is based on Piagetian ideas along with the contributions
of neuroscience, cognitive psychology, uniting the Theory of Remembrance in his experiment, in
addition to analyzing the playful contributions arising from the creative and imaginative minds of
young people in their experiences during the adventure. Thus, to investigate such proposals we
used the qualitative analysis of a case study, in which we were able to assess the reaction of the
students during the application of the game. We conducted our research in a public elementary
school in the Federal District with an average of 80 participants. Certainly, our research brings a
bold proposal in its reading and interpretation of the data considering a memory to be rebuilt every
time it is recalled and the strengthening of the synaptic networks with each revisit of these
memories. In order to make use of the chosen theoretical frameworks, our data collection was
based on the students' logbook and on the filming of the games applications. As a result of our
analysis, we could see that the role-playing game proved to be an effective tool in the mobilization
of these learnings, in addition to providing the re-signification of the scientific concepts previously
studied in a stimulating playful context, which could generate positive triggers for these new
schemes created at the time of the adventure. . This shows us, perhaps, a new opportunity to
conceive learning as a continuous process of reframing and construction, combining Piaget's
constructivist ideas in the search for a leading role for our students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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