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dc.contributor.authorLucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira-
dc.contributor.authorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorAzevedo, Yuri Gomes Paiva-
dc.date.accessioned2021-08-14T12:38:09Z-
dc.date.available2021-08-14T12:38:09Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationLUCENA, Edzana R. F. da C. Vieira; SILVA, César Augusto Tibúrcio; AZEVEDO, Yuri Gomes Paiva. A influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 180-205, jan./mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4090. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922021000100180&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, Edzana R. F. da C. Vieira; SILVA, César Augusto Tibúrcio; AZEVEDO, Yuri Gomes Paiva. The influence of cognitive ability on cognitive biases generated by the representativeness heuristic. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 180-205, jan./mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4090. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922021000100180&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41699-
dc.description.abstractObjetivo: Este estudo tem como objetivo investigar a influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade. Metodologia: A coleta de dados foi realizada por meio de questionários visando medir a capacidade cognitiva de 1.064 estudantes e profissionais de contabilidade brasileiros utilizando o teste de reflexão cognitiva. Para realizar a análise, utilizamos o teste t de Student, análise de variância, correlações e regressões. Resultados: Nossos resultados iniciais indicam que a capacidade cognitiva apenas influencia a incidência dos vieses da insensibilidade à taxa básica e da ilusão de validade, indicando que quanto maior for a capacidade cognitiva, menor é a incidência desses vieses na tomada de decisão. Testes de robustez, no entanto, expandem essa influência aos vieses dos equívocos de chance e da falácia da regressão. Além disso, mostramos que há uma diferença de meios entre gênero, nível de escolaridade e região geográfica e os vieses da heurística da representatividade. Contribuições: Este trabalho contribui para a literatura sobre contabilidade comportamental, considerando que, embora existam pesquisas sobre o tema, ainda não foi realizado nenhum estudo na área da contabilidade que envolva todos os vieses cognitivos de uma heurística em um único estudo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividadept_BR
dc.title.alternativeThe influence of cognitive ability on cognitive biases generated by the representativeness heuristicpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordContabilidadept_BR
dc.subject.keywordPsicologia cognitivapt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4090pt_BR
dc.description.abstract1Purpose: This study aims to investigate the influence of cognitive ability on cognitive biases generated by the representativeness heuristic. Design/methodology/approach: The data collection was performed through questionnaires in order to measure the cognitive ability of 1,064 Brazilian accounting students and professionals using the Cognitive Reflection Test. To perform the analysis, we used the Student’s t-test, analysis of variance, correlations, and regressions. Findings: Our initial findings indicate that cognitive ability only influences the incidence of base rate insensitivity and illusion of validity biases, indicating that the higher the cognitive ability, the lower the incidence of these biases in decision making. However, robustness tests expand this influence to misconceptions of chance and regression fallacy biases. Furthermore, we show that there is a difference of means between gender, level of education, and geographic region and the representativeness heuristic biases. Originality/value: This paper contributes to the literature on behavioral accounting considering that although investigations into this subject do exist, no study has been performed in the accounting area that involves all the cognitive biases of one heuristic in a single study.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4563-2602pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-5717-9502pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-0830-0214pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
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