Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Alexandre Maduro | - |
dc.contributor.author | Prata, Luciane de Abreu Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T16:56:13Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T16:56:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | PRATA, Luciane de Abreu Martins. Eficiência do gasto público: uma análise da gestão escolar das Instituições de Ensino Público do Distrito Federal. 2018. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41719 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo foi realizado junto à Secretaria de Estado de Educação do DF, órgão pertencente à
administração direta do Governo do Distrito Federal, tendo como principal objetivo analisar a eficiência
dos gastos públicos no que se refere à gestão escolar das instituições de ensino público do Distrito
Federal no ano de 2015. Para o alcance de tal objetivo foram identificados os gastos públicos,
referentes aos ensinos fundamental e médio, que totalizam 63 escolas públicas, vinculadas a
Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro do DF, a fim de se estabelecer os níveis de
eficiência de cada instituição de ensino, por meio da análise envoltória de dados (DEA). Posteriormente,
foram estabelecidas metas de equiparação com a instituição que alcançou o melhor índice de eficiência,
considerando as variáveis de produto – taxa de aprovação e avaliações do ENEM e da Prova Brasil.
Por último, foi realizada a correlação entre as variáveis de gestão e os construtos mensurados pelo
questionário Saeb aplicado aos diretores escolares de cada Instituição de Ensino analisada. Para isso,
foram levantadas variáveis do gasto público com professores, estudantes e demais servidores das
Instituições sob análise, bem como indicadores do Censo Escolar – taxa de aprovação, resultados do
ENEM e da Prova Brasil, que possibilitaram auferir a eficiência dos gastos do Governo do Distrito
Federal nessa área. Os resultados apontam que existe uma desproporcionalidade na relação
professores disponíveis por aluno nas modalidades de ensino fundamental e médio; que a Instituição
de Ensino CEF 01 de Brasília obteve o melhor índice de eficiência dentre todas as instituições sob
análise; que as Instituições CEF Caseb, CEF 07 de Brasília e CEF 01 Lago Norte, requerem melhorias
quando consideradas as variáveis de produto – taxa de aprovação e avaliações ENEM e Prova Brasil;
e que a experiência do diretor e as suas condições de trabalho e de sua equipe impactam de forma
expressiva na gestão escolar; os que nos remete a concluir que existe a necessidade de investir em
um modelo de gestão focado na eficiência dos gastos públicos como forma de se promover a melhoria
do desempenho das instituições de ensino com decisões governamentais assertivas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Eficiência do gasto público : uma análise da gestão escolar das Instituições de Ensino Público do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Despesa pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise envoltória de dados | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study was carried out with the State Department of Education of the Federal District, a sector
belonging to the direct administration of the Federal District Government, whose main purpose is to
analyze the efficiency of public expenditures regarding the school management of public educational
institutions of the Federal District in 2015. In order to reach this goal, public expenditures for primary
and secondary education – 63 public schools in total and linked to the Regional Coordination of Plano
Piloto/Cruzeiro of the Federal District – were identified with the aim of establishing the efficiency levels
of each educational institution using data envelopment analysis (DEA). Subsequently, goals were set to
be compared to the institution that achieved the best efficiency index, considering the product variables
– approval rates and ENEM and Prova Brasil exams. Finally, the correlation between the management
variables and the constructs measured by the Saeb questionnaire applied to the school directors of each
educational institution under analysis was performed. For this purpose, variables of public expenditure
with teachers, students and other employees of the institutions under analysis were collected, as well
as indicators of School Census – approval rate, ENEM and Prova Brasil results, which allow to obtain
the efficiency of the expenditures of the Government of Federal District in this area. The results show
that there is a disproportionality in the relation between availability of teachers per student of elementary
and secondary education; that the Educational Institution CEF 01 of Brasilia has the best index of
efficiency among all the institutions studied; that the institutions CEF Caseb, CEF 07 Brasilia and CEF
01 Lago Norte require improvements when considering the product variables – approval rate and ENEM
and Prova Brasil exams; and that the director’s experience, his working conditions and his staff have an
important impact on school management. These results lead us to conclude that there is a need to invest
in a management model focused on the efficiency of public expenditures as a way to improve the
performance of educational institutions with assertive government decisions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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