Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Manyari, Waleska Valença | - |
dc.contributor.author | Alvarez Guedes, Silvia Regina | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T18:42:56Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T18:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-24 | - |
dc.identifier.citation | ALVAREZ GUEDES, Silvia Regina. Contribuições para a gestão ambiental do sistema portuário brasileiro.2018. 278 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41727 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa contribuir com instrumentos e informações que possam subsidiar em
modelos de gestão ambiental em portos brasileiros. A carência quanto aos procedimentos de
gestão ambiental portuária se repete em praticamente todo o território brasileiro, como agravante
desta situação, tem ainda a demanda nacional pela ampliação de infraestruturas que visam
atingir as metas do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), as quais vêm sendo previstas
por parte do Governo Federal para atender as exportações e importações dos diferentes
produtos que circulam no país e no mundo. É de conhecimento que a vocação portuária na zona
costeira está consagrada há vários séculos, considerando, sobretudo os vínculos que podem ser
efetivados com o mercado internacional. No caso brasileiro, o porto é relevante para o comércio
exterior, e aciona o incremento do volume de cargas e dos serviços associados às suas
atividades, ocasionando novas perspectivas para a economia local, regional e internacional, bem
como para a geração de empregos diretos e indiretos. Contudo, a inserção dos portos em regiões
densamente industrializadas potencializa os impactos negativos e pode gerar conflitos para a
comunidade local e degradar os recursos naturais. Assim, a gestão ambiental portuária é
fundamental, como forma de articular ações e procedimentos, por meio de instrumentos que
reduzam os diferentes impactos ambientais nas áreas afetadas. Os problemas ambientais em
áreas portuárias são complexos, e por isso solucioná-los implica na soma de esforços de vários
setores: público, privado, acadêmico, para que se encontrem novas alternativas que permitam
superar os entraves administrativos, financeiros e culturais. No entanto, a gestão ambiental,
ainda é pouco aplicada no sistema portuário brasileiro, considerando que as iniciativas são
introvertidas no âmbito do planejamento portuário, levando até o presente momento em ações
escassas e desarticuladas. Assim, a presente pesquisa apresenta contribuições para o Sistema
de Gestão Ambiental Portuário ± SGAP no intuito de prever procedimentos e ações que possam
ser aplicados no país, para que os portos brasileiros possam apresentar um cenário futuro com
melhor desempenho ambiental nessa área. A pesquisa considerou os portos marítimos pela sua
relevância no cenário nacional, com base no universo portuário do Brasil. Dentre os portos
existentes foi selecionado o Estudo de Caso do Porto de Santos pela sua expressão, localização,
porte e procedimentos de gestão ambiental, contudo outros portos marítimos servirão de
subsídios para enriquecimento do trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contribuições para a gestão ambiental do sistema portuário brasileiro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Portos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to contribute with instruments and information that can subsidize in
environmental management models in Brazilian ports. The lack of port environmental
management procedures is repeated in practically the entire Brazilian territory, as an aggravating
circumstance, and there is also the national demand for the expansion of infrastructures aimed
at achieving the goals of the Investment Partnerships Program (PPI), being foreseen by the
Federal Government to meet the exports and imports of the different products that circulate in the
country and in the world. It is well known that the port's vocation in the coastal zone has been
consecrated for several centuries, especially considering the links that can be made with the
international market. In the Brazilian case, the port is relevant to foreign trade, and it triggers an
increase in the volume of cargo and services associated with its activities, bringing new
perspectives to the local, regional and international economy, as well as the generation of direct
and indirect. However, the insertion of ports into densely industrialized regions increases the
negative impacts and may lead to conflicts for the local community and depletion of natural
resources. Thus, port environmental management is fundamental, as a way of articulating actions
and procedures, through instruments that reduce the different environmental impacts in the
affected areas. The environmental problems in port areas are complex, so solving them implies
the sum of efforts of various sectors: public, private, academic, to find new alternatives to
overcome administrative, financial and cultural obstacles. However, environmental management
is still little applied in the Brazilian port system, considering that the initiatives are introverted in
the scope of port planning, leading to the present moment in scarce and disjointed actions. Thus,
the present research presents contributions to the Environmental Port Management System -
SGAP in order to anticipate procedures and actions that can be applied in the country, so that
Brazilian ports can present a future scenario with better environmental performance in this area.
The research considered seaports for their relevance in the national scenario, based on the
Brazilian port universe. Among the existing ports, the Case Study of the Port of Santos was
selected for its expression, location, size and environmental management procedures, but other
seaports will serve as a subsidy for the enrichment of work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|