Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Scherer, Magda Duarte dos Anjos | - |
dc.contributor.author | Amaral, Gabriella Sorgatto do | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T14:27:44Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17T14:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-03 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Gabriella Sorgatto do. Os desafios do enfermeiro na formação acadêmica em hospital de ensino. 2018. 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41748 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os enfermeiros têm como função a assistência direta ao paciente e atividades de gestão, mas
quando em hospital de ensino agrega a atividade de supervisão de estágio. Este estudo
qualitativo, objetiva analisar, através da perspectiva ergológica, o trabalho do enfermeiro na
formação acadêmica. Os dados foram coletados por meio de observação do trabalho e de três
grupos focais: enfermeiros assistenciais, enfermeiros gestores e acadêmicos. As análises dos
resultados submetidos a análise de conteúdo resultaram em três categorias: importância do
estágio curricular supervisionado, sobrecarga do enfermeiro e inserção do acadêmico no estágio.
Os enfermeiros relatam falta de ações de educação permanente, ausência de tempo exclusivo
para acompanhamento acadêmico e necessidade de maior interação dos professores, o que é
reiterado pelos acadêmicos. Estes manifestam satisfação com o trabalho desenvolvido pelos
enfermeiros. Um fator positivo dos processos de trabalho identificado é a satisfação do
acadêmico em descobrir formas diferentes da realização do que estava prescrito, respeitando a
singularidade de cada profissional e mesmo assim chegando ao mesmo fim. Espera-se que os
resultados obtidos contribuam a uma análise ampla dos processos de trabalho, inclusive os
relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, para que práticas conscientes dirijam um estágio
curricular supervisionado adequado para a vida do futuro enfermeiro. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os desafios do enfermeiro na formação acadêmica em hospital de ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hospitais universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermeiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ergologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The nurses have the function of direct patient care and management activities, but when in a
teaching hospital it adds the activity of supervising the internship. This qualitative study aims to
analyze, through the ergologic perspective, the work of the nurse in the academic formation. Data
were collected through observation of the work and three focus groups: nursing assistants, nurse
managers and academics. The analyzes of the results submitted to content analysis resulted in
three categories: importance of the supervised curricular traineeship, overload of the nurse and
insertion of the academic in the stage. The nurses report a lack of permanent education actions,
absence of exclusive time for academic follow-up, and the need for greater interaction among
teachers, which is reiterated by academics. These express satisfaction with the work developed
by the nurses. A positive factor in the processes of work identified is the satisfaction of the
academic in discovering different ways of accomplishing what was prescribed, respecting the
uniqueness of each professional and even reaching the same end. It is hoped that the results
obtained will contribute to a broad analysis of the work processes, including those related to
teaching, research and extension, so that conscious practices lead a supervised curricular
internship suitable for the life of the future nurse. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|