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dc.contributor.advisorScherer, Magda Duarte dos Anjos-
dc.contributor.authorAmaral, Gabriella Sorgatto do-
dc.date.accessioned2021-08-17T14:27:44Z-
dc.date.available2021-08-17T14:27:44Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.date.submitted2018-08-03-
dc.identifier.citationAMARAL, Gabriella Sorgatto do. Os desafios do enfermeiro na formação acadêmica em hospital de ensino. 2018. 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41748-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOs enfermeiros têm como função a assistência direta ao paciente e atividades de gestão, mas quando em hospital de ensino agrega a atividade de supervisão de estágio. Este estudo qualitativo, objetiva analisar, através da perspectiva ergológica, o trabalho do enfermeiro na formação acadêmica. Os dados foram coletados por meio de observação do trabalho e de três grupos focais: enfermeiros assistenciais, enfermeiros gestores e acadêmicos. As análises dos resultados submetidos a análise de conteúdo resultaram em três categorias: importância do estágio curricular supervisionado, sobrecarga do enfermeiro e inserção do acadêmico no estágio. Os enfermeiros relatam falta de ações de educação permanente, ausência de tempo exclusivo para acompanhamento acadêmico e necessidade de maior interação dos professores, o que é reiterado pelos acadêmicos. Estes manifestam satisfação com o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros. Um fator positivo dos processos de trabalho identificado é a satisfação do acadêmico em descobrir formas diferentes da realização do que estava prescrito, respeitando a singularidade de cada profissional e mesmo assim chegando ao mesmo fim. Espera-se que os resultados obtidos contribuam a uma análise ampla dos processos de trabalho, inclusive os relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, para que práticas conscientes dirijam um estágio curricular supervisionado adequado para a vida do futuro enfermeiro.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs desafios do enfermeiro na formação acadêmica em hospital de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHospitais universitáriospt_BR
dc.subject.keywordEnfermeirospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subject.keywordErgologiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The nurses have the function of direct patient care and management activities, but when in a teaching hospital it adds the activity of supervising the internship. This qualitative study aims to analyze, through the ergologic perspective, the work of the nurse in the academic formation. Data were collected through observation of the work and three focus groups: nursing assistants, nurse managers and academics. The analyzes of the results submitted to content analysis resulted in three categories: importance of the supervised curricular traineeship, overload of the nurse and insertion of the academic in the stage. The nurses report a lack of permanent education actions, absence of exclusive time for academic follow-up, and the need for greater interaction among teachers, which is reiterated by academics. These express satisfaction with the work developed by the nurses. A positive factor in the processes of work identified is the satisfaction of the academic in discovering different ways of accomplishing what was prescribed, respecting the uniqueness of each professional and even reaching the same end. It is hoped that the results obtained will contribute to a broad analysis of the work processes, including those related to teaching, research and extension, so that conscious practices lead a supervised curricular internship suitable for the life of the future nurse.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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