Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41767
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_TúlioCesarSarrafBouzas.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Business cycles and informal hiring with misallocation of capital
Autor(es): Bouzas, Túlio César Sarraf
Orientador(es): Rossi, Marina Delmondes de Carvalho
Assunto: Ciclos econômicos
Informalidade
Fricções financeiras
Misallocation
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: BOUZAS, Túlio César Sarraf. Business cycles and informal hiring with misallocation of capital. 2021. 57 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho apresenta um modelo que explora os efeitos do comportamento da informalidade ao longo do ciclo econômico em uma economia caracterizada por misallocation de capital. A margem intensiva da informalidade é modelada por meio de uma função de custo dependente do tamanho da firma e a margem extensiva é modelada seguindo uma abordagem dualística da informalidade. Os principais resultados indicam que a margem intensiva da informalidade dá a firmas menos produtivas uma vantagem competitiva durante as recessões; a eliminação da informalidade diminui o produto e, no geral, leva a maior volatilidade; e tanto o imposto sobre valor adicionado quanto o imposto sobre a folha de pagamentos levam a misallocation intersetorial, mas apenas o imposto sobre a folha de pagamentos produz mais misallocation dentro do setor formal.
Abstract: The present work presents a model that explores the effects and behavior of informality along the business cycle in an economy characterized by capital misallocation. The intensive margin of informality is modelled through a size-dependent cost function and the extensive margin is modelled by following a dualistic approach to informality. The main results indicate that the intensive margin of informality gives less productive firms a competitive advantage during recessions; the elimination of informality decreases output and, overall, leads to more volatility; and both VAT and payroll taxes lead to intersectorial misallocation, but only the payroll tax leads to misallocation within the formal sector.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.