Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Caio Frederico e | - |
dc.contributor.author | Gonzales, Tomaz Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T19:04:09Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17T19:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.citation | GONZALES, Tomaz Silva. Integração de estratégias passivas de climatização em escolas no contexto climático de Brasília (DF). 2021. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41783 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Edificações educacionais devem prover adequadas condições térmicas, para que o
ambiente da sala de aula possa potencializar a participação, aprendizagem e ensino
dos alunos. Para o controle das condições de conforto térmico aliado a baixo consumo
energético, uma alternativa é o uso de estratégias passivas. Normalmente estudos
avaliam estratégias passivas isoladamente, porém evidências sugerem que a
combinação dessas estratégias pode contribuir no aumento de conforto térmico. Assim,
o objetivo deste trabalho é avaliar a influência de estratégias passivas de climatização,
isoladas e integradas, no conforto térmico de uma sala de aula inserida no contexto
climático de Brasília. Para isso, um modelo computacional foi produzido no software
EnergyPlus v9.3, tendo como base um projeto de escola padrão do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE). As estratégias que foram empregadas no
modelo são: trocador de calor solo-ar (EAHE), materiais de mudança de fase (PCM),
chaminé solar e massa térmica, avaliando-as em modelos isolados e integrados. Assim,
realizou-se uma análise paramétrica com 3.200 simulações, variando os parâmetros
construtivos e operacionais. A influência das estratégias no conforto térmico foi
verificada por meio de análises de sensibilidade e incerteza, resultando em dados que
subsidiaram um processo de otimização dos atributos de parâmetros. Como resultado,
uso da chaminé solar reduziu o número de horas de desconforto em 15,67%, comparado
sem a sua aplicação. Já o resultado de conforto térmico empregando três estratégias
combinadas é melhor do que os outros modos de combinação, de forma significativa. O
comprimento da tubulação do EAHE possui boa correlação com o conforto térmico,
assim como a temperatura de mudança de fase do PCM (sendo a temperatura ótima de
23°C). Após a otimização, o modelo com melhor resultado possui três estratégias
passivas e reduziu em mais de 47% o número de horas em desconforto, em relação ao
modelo sem estratégias aplicadas. Portanto, conclui-se que a combinação de
estratégias passivas possui positivo impacto no aumento de conforto térmico em
edificações educacionais, sobretudo em salas de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Integração de estratégias passivas de climatização em escolas no contexto climático de Brasília (DF) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Climatização passiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conforto térmico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | EnergyPlus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise paramétrica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Educational buildings should provide adequate thermal conditions, so the classroom
environment could enhance the participation, learning and instruction of its users. To
control thermal comfort conditions associated with low energy consumption, an
alternative is using passive strategies. Usually, research approach passive strategies
isolated, but evidence suggest that the combination of these strategies can increased
thermal comfort. Thus, the objective of this work is to evaluate the influence of isolated
and integrated passive strategies for cooling in the thermal comfort of a classroom
inserted in the climatic context of Brasília. For this, a computational model was
developed in EnergyPlus v9.3, based on a standard school project from the National
Education Development Fund (FNDE). The strategies that were used in the model are:
earth-air heat exchanger (EAHE), phase change materials (PCM), solar chimney and
thermal mass, evaluating them in isolated and integrated models. Thus, a parametric
analysis was carried out with 3200 simulations, varying the constructive and operational
parameters. The influence of the strategies in thermal comfort was verified by means of
sensitivity and uncertainty analyzes, disclosed in data that subsidized an optimization
process of the parameters’ attributes. As a result, the use of the solar chimney reduced
the number of hours of discomfort by 15.67%, compared by not applying it. The result of
thermal comfort using three combined strategies is significantly better than the other
combination modes. The length of the EAHE tubes has an important correlation with
thermal comfort, as well as the phase change temperature of the PCM (the optimum
temperature is 23°C). After optimization, the model with the best result has three passive
strategies and has reduced the number of hours in discomfort by more than 47%,
compared to the model without its application. Therefore, it concludes that the
combination of passive strategies has a positive impact on the increase of thermal
comfort in educational buildings, comprehending classrooms. | pt_BR |
dc.contributor.email | gonzales.tomaz@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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