Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Assis, André Pacheco de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Matheus Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T15:04:51Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18T15:04:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Matheus Silva de. Método de escolha, dimensionamento e avaliação do desempenho de tuneladoras. 2021.xv,128 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41795 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescente aumento no transporte de insumos pelo globo gera um constante
aumento na demanda por de estradas e rodovias, as quais, normalmente, demandam
túneis. A partir disso, foi necessária a criação de mecanismos para diminuir recalques
superficiais, cumprimento de prazos e custos para escavação, com isso veio o advento das
tuneladoras, a qual exerce esse papel de maneira única. A criação das tuneladoras, por
sua vez, ocasionou outros problemas como, por exemplo, o alto custo inicial para sua
implementação assim como a elaboração de métodos para prever o desempenho desses
equipamentos antes mesmo de irem a campo. Essas metodologias conseguem ser bem
implementadas e estabelecidas em seus países de origem, necessitando o estudo e
aprimoramento em demais localidades. Esse trabalho consiste na aplicação dos métodos
de desempenho á tuneis hipotéticos e a um caso estudo. Valeu-se das seguintes
metodologias: NTNU, RME, Qtbm e CSM. Diante das várias respostas dos métodos
utilizou-se a taxa de avanço para efetuar a comparação entre eles, o que é comum para
todos. Os túneis hipotéticos foram gerados a partir de geologias conhecidas, com valores
básicos estimados a partir de resultados médios encontrados na literatura. Já o caso estudo
foram valores obtidos de uma obra que já foi executada. Outro ponto importante para
esses equipamentos são mecanismos como torque na cabeça de corte, discos de corte e
ainda o mecanismo de reação e avanço. Esse ponto é delicado por se tratar de segredo de
fabricante, encontrando apenas recomendações de órgãos de alguns países, entre eles o
Grupo de Trabalho 14 (WG-14), onde listam recomendações para tal. Os métodos foram
bem empregados e admitem uma adaptabilidade e empregabilidade desde que se tenha
estudos detalhados da região a ser escavado o túnel e o equipamento que irá realizar a
obra. Por se tratar de uma experimentação hipotética pode-se dizer que os resultados
foram satisfatórios para um melhor entendimento das metodologias e seus procedimentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Método de escolha, dimensionamento e avaliação do desempenho de tuneladoras | pt_BR |
dc.title.alternative | Tunneling boring machines choosing, sizing and performance evaluating method | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tuneladoras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método de desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Túneis | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The increasing increase in the transport of inputs across the globe generates a
constant growth of roads and highways, which normally require tunnels. From there, it
was necessary to create mechanisms to reduce surface settlements, compliance with
deadlines and costs for excavation, with the advent of tunneling machines, which play
this role in a unique way. The creation of tunneling machines in turn caused other
problems, such as the high initial cost for their implementation, as well as the elaboration
of methods to predict the performance of this equipment even before going to the field.
These methodologies can be well implemented and established in their countries of
origin, requiring study and improvement in other locations. This work consists in the
application of different performance methods on hypothetical tunnels and a case study. It
used the following methodologies: NTNU, RME, Qtbm and CSM. In view of the various
responses of the methods, the rate of advance was used to make the comparison between
them, which is common for all. From know geologies, with basic values estimated from
average results found in the literature, hypothetical tunnels were generated. Values
obtained from an already executed tunneling work were used to the case study. Another
important point for these equipments are mechanisms such as torque in the cutting head,
cutting discs and also the reaction and advance mechanism. This point is delicate because
it is a manufacturer's secret, finding only recommendations from agencies in some
countries, among them the Working Group 14 (WG-14), where they list
recommendations for this. The methods were well used and admit adaptability and
employability as long as there are detailed studies of the region to be excavated, the tunnel
and the equipment that will carry out the work. As it is a hypothetical experimentation, it
can be said that the results were satisfactory for a better understanding of the
methodologies and their procedures. | pt_BR |
dc.contributor.email | matheus.s.o15@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|