Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Gastal, Maria Luiza de Araújo | - |
dc.contributor.author | Vieira, Mariana Lopes de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T18:34:17Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19T18:34:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Mariana Lopes de Oliveira. Crescer e se relacionar: percepções de alunos de 6º ano sobre temáticas do âmbito da sexualidade e de seu ensino no ambiente escolar. 2021. 96 f., [131] f, il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41822 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado tem como temática a Educação Integral em
Sexualidade (EIS). O ensino formal sobre sexualidade começou a ser discutido
no Brasil em aulas circunscritas aos conteúdos tradicionais “infecções
sexualmente transmissíveis”, “métodos contraceptivos” e “sistemas sexuais”. O
Brasil possui profissionais de educação que tentam transformar essa educação
sexual em uma EIS, em que ensinamentos de conteúdos tradicionais são
integrados a diálogos e aprendizagens a outras temáticas do âmbito da
sexualidade: como gêneros, emoções, relacionamentos, percepções culturais e
respeito. O objetivo geral desta dissertação analisar as percepções de alunos de
6o ano sobre temáticas do âmbito da sexualidade, assim como quanto à
realização de discussões sobre essas temáticas em aula. Tratou-se de uma
pesquisa interventiva de natureza qualitativa. Os dados foram construídos em
uma intervenção que ocorreu ao longo de três dias de encontro em uma escola
pública do Distrito Federal, com a participação de 14 estudantes, entre 11 e 13
anos. Foram analisados os diálogos dos e com os estudantes; expressões por
linguagens não verbais; e respostas a um questionário de avaliação. Esses
dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo
(BOGDAN; BIKLEN, 1999; MORAES, 1999). O estímulo da prática do diálogo foi
central e essencial para a intervenção. Tentei estar atenta à realidade dos
estudantes para compreender os significados de seus silêncios, palavras,
expressões faciais e atitudes. A partir dessas compreensões, pude também
apresentar a eles leituras de mundo diferentes das que eles compartilharam. O
ambiente de confiança que conseguimos construir contribuiu para que os
estudantes se expressassem com naturalidade. As emoções que os estudantes
demonstraram sentir quanto a discussões abertas sobre tais temáticas variaram
principalmente entre constrangimento e animação. Mesmo entre os estudantes
mais tímidos, havia uma demonstração de interesse pelas discussões das
temáticas e de compartilhamento de seus conhecimentos prévios. Concluí que
os participantes acreditam e reproduzem alguns preconceitos relacionados a
mitos e tabus da sexualidade humana. A crença nesses mitos e tabus foi
percebida em parte pelo uso frequente de xingamentos. Não foi possível concluir
se os estudantes compreendiam o real significado dos xingamentos que
expressaram, mas compreendiam que são termos ofensivos. Expor os
estudantes a atividades em que possam expressar suas opiniões não se trata de
tentar convencê-los sobre determinadas formas de conceber o mundo, mas
permitir que possam refletir e problematizar a realidade (FREIRE, 2017). Os
estudantes que participaram da intervenção não representam todos os jovens
brasileiros com sua mesma faixa etária, evidentemente. Apesar disso, acredito
que este estudo contribua para aumentar a compreensão do potencial de
discussões do âmbito da sexualidade com estudantes com os quais não se
costuma trabalhar tais temáticas. Espero que este trabalho auxilie outras
professoras e professores que queiram desenvolver aulas e pesquisas
acadêmicas com temáticas do âmbito da sexualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Crescer e se relacionar : percepções de alunos de 6º ano sobre temáticas do âmbito da sexualidade e de seu ensino no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação integral em sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diálogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tabus | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's thesis theme is the Integral Education in Sexuality (IES). Formal
teaching on sexuality began to be discussed in Brazil in classes limited to
traditional content: “sexually transmitted infections”, “contraceptive methods” and
“sexual systems”. Brazil has education professionals who try to transform this sex
education into an IES, in which traditional content teachings are integrated into
dialogues and learning to other topics in the field of sexuality, such as genders,
emotions, separations, cultural perceptions, respect. The general objective of this
dissertation was an analysis of the perceptions of 6th grade students on themes
related to sexuality, as well as the discussion of these themes in class. It was a
qualitative intervention. The data is the result of an intervention that took place
over a three-day meeting, in a public school in the Federal District, with the
participation of 14 students between 11 and 13 years old. Dialogues with and
between students were analysed, as well as expressions by non-verbal
languages, and responses to an evaluation questionnaire. The data was
analysed using the assumptions of Content Analysis (BOGDAN; BIKLEN, 1999;
MORAES, 1999). Encouraging the practice of dialogue was central and essential
in the interventions. I tried to be attentive to their reality to understand the
meanings of their silences, words, facial expressions, attitudes. From these
understandings, I was also able to present them with world readings different
from the ones they shared. The environment of trust that we were able to build
contributed for students to express themselves naturally. The emotions that the
students showed to feel about open discussions on such themes varied mainly
between embarrassment and animation. Even among the most timid students,
there was a demonstration of interest in discussing the themes and sharing their
previous knowledge. I concluded that the participants believe and reproduce
some prejudices related to myths and taboos of human sexuality. The belief in
these myths and taboos was partly perceived by the frequent use of name calling.
It was not possible to conclude whether the students understood the real meaning
of the insults they expressed, but understood that they are offensive terms.
Exposing students to activities in which they can express their opinions is not
about trying to convince them about certain ways of conceiving the world, but
allowing them to reflect and problematize reality (FREIRE, 2017). The students
who participated in the intervention do not represent all young Brazilians of the
same age group, of course. In spite of this, I believe that this study contributes to
increase the understanding of the potential to focus on sexuality with students
with whom such themes are not usually approached. I hope that this work will
help other teachers who want to develop classes and academic researchs with
themes related to sexuality. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|