http://repositorio.unb.br/handle/10482/41843
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_RenataCardosoOliveira.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Currículo e saberes dos discentes : vozes silenciadas e clamores ouvidos |
Autor(es): | Oliveira, Renata Cardoso |
E-mail do autor: | mailto:renata.oliveira@ifgoiano.edu.br |
Orientador(es): | Santos, Rita Silvana Santana dos |
Assunto: | Ensino técnico Projeto pedagógico Saberes discentes Currículo educacional |
Data de publicação: | 23-Ago-2021 |
Data de defesa: | 28-Jun-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Renata Cardoso. Currículo e saberes dos discentes: vozes silenciadas e clamores ouvidos. 2021. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como foco analisar (im)possibilidades de reconhecimento e mobilização dos saberes dos/as discentes na recriação curricular do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O posicionamento desses/as discentes, ao questionarem e reivindicarem, numa interlocução aos eventos acadêmicos, institucionais, pedagógicos e políticos desse espaço de formação, instigou e movimentou o desejo da pesquisa. Para o desenvolvimento dessa análise, buscamos embasamento nas idéias de Macedo (2004, 2007, 2012, 2013, 2016), Arroyo (2011), Candau (2011), Lopes e Macedo (2011) que reconhecem o currículo como um artefato social construído historicamente por todos que dele participam, direta e indiretamente, e é subsidiado por bases político-ideológicas que podem silenciar ou escutar as vozes dos sujeitos partícipes. Para a investigação, utilizou-se como procedimentos de pesquisa a análise do Projeto Pedagógico Curricular e a realização de entrevistas em grupo com representantes de turma e estudantes do 3o ano do curso mencionado. A pesquisa revela avanços no que diz respeito ao reconhecimento e à validação das vozes dos/as estudantes, aos espaços de fala e escuta, bem como na concepção de um espaço formativo que privilegia a abertura e as possibilidades de ressignificação curricular a partir da demanda e de experiências deles/as. Como um dos resultados, e, para fortalecer a pesquisa, propomos um projeto de extensão intitulado Laboratório: Diálogos Discentes que tem como objetivo ampliar as vozes dos/das discentes, bem como potencializar os seus saberes nas recriações curriculares. Esperamos com essa pesquisa contribuir para o avanço das discussões pertinentes às implicações das potencialidades dos saberes dos/as discentes, bem como vislumbrar possíveis alternativas de intervenção discente no processo de construção e de implementação das propostas curriculares. |
Abstract: | This research focused on analyzing (im)possibilities of recognizing and mobilizing the knowledge of students in the curricular recreation of the Technical Course in Agriculture Integrated with High School. The positioning ofthese students, when questioning and claiming, in an active dialogue with academic, institutional, pedagogical and political events in this training space, instigated and moved the desire for research. For the development of this analysis, we sought to support the ideas of Macedo (2004, 2007, 2012, 2013, 2016), Arroyo (2011), Candau (2011), Lopes and Macedo (2011) who recognize the curriculum as a historically constructed social artifact by all who participate in it, directly and indirectly, and it is subsidized by political-ideological bases that can silence or listen to the voices of the participating subjects. For the investigation, it was used as research procedures the analysis of the Pedagogical Curriculum Project and the carrying out of group interviews with class representatives and students of the 3rd year of the mentioned course. The research reveals advances with regard to the recognition and validation ofthe voices ofstudents, the spaces of speech and listening, as well as in the design of a training space that privileges the opening and possibilities ofcurriculum redefinition based on demand and oftheir experiences. As one of the results, and to strengthen the research, we propose an extension project entitled Laboratory: Student Dialogues, which aims to expand the voices of students, as well as enhance their knowledge in curriculum recreation. We hope, with this research, to contribute to the advancement ofdiscussions relevant to the implications ofthe potential ofstudents' knowledge, as well as to glimpse possible altematives for student intervention in the process of construction and implementation of curricular proposals. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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