Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41847
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CristianoAndreHoppeNavarro.pdf29,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorNavarro, Cristiano André Hoppe-
dc.date.accessioned2021-08-23T16:37:07Z-
dc.date.available2021-08-23T16:37:07Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.date.submitted2021-05-21-
dc.identifier.citationNAVARRO, Cristiano André Hoppe. Criatividade: contextos, teorias e métodos, educação criativa. 2021. 239 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41847-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDa “invenção da invenção” nos tempos pré-históricos à aceleração das transformações decorrentes da revolução científica e da emergência do capitalismo industrial demandando cada vez mais inovações colaborativas, atualmente o vetor da “disrupção permanente” toma a mudança quase a única constante na vida social. A criatividade é o que distingue o ser humano: Crio, logo existo. Sua originalidade e o valor decorrente são consensuais entre os autores, mas não a sua interpretação. Desde meados do Século XX, os modelos teóricos variaram da ênfase em estruturas mentais-individuais para uma leitura mais ampla, dos contextos societários, como na Psicologia Cultural da Criatividade. Amparada na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, a dissertação realizou estudo exploratório com um grupo de pesquisadores-criadores. Fundando-se no conhecimento adquirido nos planos teórico e metodológico, e inspirando-se na máxima Crio, logo transformo, o estudo desenvolveu um curso de criatividade naEducação destinado a refletir e agir “sobre”, “com” e “para” a criatividade. A proposta é ancorada em princípios como a complexidade, a transdisciplinaridade, a diversidade, a colaboração e o saber da experiência, bem como metodologias ativas que usem movimento, gamificação, integração curricular, ensino híbrido e personalizado. É assim desafiada a ultrapassada “educação bancária” do “quadrilátero inalterável” (Morin), trazendo a criatividade para o âmago do sistema educacional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCriatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordInteligências múltiplaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1From “the invention of invention” in pre-historical times to the acceleration of transformations resulting from the scientific revolution and the emergence of industrial capitalism, both requiring ever more collaborative innovations, the driver of “permanent disruption” currently makes change almost the single constant in social life. Creativity is what makes human beings unique: I create, therefore Iam. Its originality and resulting value are agreed by all authors, but not its interpretation. From the mid of the XX Century, teoretical models have varied their foci from individual and mental structures to a broader reading, those of societal contexts, as in the Cultural Psychology of Creativity. Supported by the theory of multiple intelligences by Howard Gardner, this MA dissertation developed an exploratory study with a group of creators-researchers. Under the knowledge accumulated in theories and methodologies, but also inspired in the maxim Icreate, therefore Itransform, this study proposed a course on creativity in Education. It was prepared to think and act “over”, “with” and “for” creativity. The proposal is anchored in principies such as complexity, transdisciplinarity, diversity, collaboration and the knowledge ofexperience, as well as active methodologiesthat are based in movement, game(ification), curriculum integration, blended leaming and customized teaching. All these to overcome obsolete “seating education” typical of the “unaltered quadrilateral”, thus bringing creativity to the core of the educational system.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:cristianohoppenavarro@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.