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2021_MaíraBassoMotta.pdf827,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
dc.contributor.authorMotta, Maíra Basso-
dc.date.accessioned2021-08-23T17:47:09Z-
dc.date.available2021-08-23T17:47:09Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.date.submitted2021-05-19-
dc.identifier.citationMOTTA, Maíra Basso. O Realismo em Quarup: de um cemitério de ossos às possibilidades de um mundo humano. 2021. 131 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41859-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNesta tese de doutorado, estudamos o romance Quarup, escrito por Antonio Callado, em 1967. Quer-se investigar o quanto de realismo pode haver em um romance que nasce sob a perspectiva do engajamento. O personagem principal do romance, padre Nando, vive preso dentro de um ossuário e ignora a realidade concreta. No entanto, conforme a narrativa avança, a perspectiva do protagonista se transforma sensivelmente. Esse movimento sugere um mundo que está em movimento, ou seja, não é um mundo estático. Dividido em sete densos capítulos, Quarup inicia-se no “Ossuário” (título do primeiro capítulo) e se encerra no capítulo “Mundo de Francisca”. Em nossa análise, verificamos que o eixo Ossuário x Mundo ocorre por meio de dois recursos composicionais, que são: a presença de fortes elementos naturalistas que, de forma paradoxal, exercem uma função importante para o resultado realista da obra; 2) a construção de um narrador que, em muitos momentos, utilizando-se de uma linguagem poética, quase lírica, luta com o romancista em um embate entre forma literária e necessidade de engajamento. Trabalhamos com os conceitos de realismo, empenho e engajamento, não descartando as limitações que o romance apresenta, devido, principalmente, ao momento histórico em que fora escrito e as necessidades que foram impostas ao autor.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Realismo em Quarup : de um cemitério de ossos às possibilidades de um mundo humanopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordQuaruppt_BR
dc.subject.keywordCallado, Antonio, 1917-1997 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordEmpenhopt_BR
dc.subject.keywordRealismo (Literatura)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this doctoral thesis, we studied the novel Quarup, written by Antonio Callado, in 1967. In the present text, we start from the assumption that the central axis of the novel, around which different narrative devices are articulated, is the overcoming of the plaster cast nourished perspective by the protagonist - a priest who lives trapped inside an ossuary, ignoring the reality that exists beyond the bones of the friars that he is concerned with shining - because, throughout the narrative, the protagonist's perspective is significantly transformed, suggesting the possibility of change, of expanding consciousness, of a world in motion. Thus, the novel, which has seven dense chapters, begins in the “Ossuário” (title of the first chapter) and ends in the chapter “Mundo de Francisca”. This movement (Ossuary - World) is gradual, upward, as it occurs as the priest comes into contact with the wider reality of the world that surrounds him beyond the “Ossuary” and is interacting with the other characters. In this analysis, we recognize that the Ossuary x World axis is sustained, among other aesthetic expedients, mainly through two compositional resources: 1) the presence of strong naturalistic elements that, paradoxically, and critically, play an important role in the result realistic of the work; 2) the construction of a narrator who, in many moments, using a poetic, almost lyrical language, struggles with the novelist in a struggle between literary form and the need for engagement. Analyzing these narrative structures, we investigate how the peculiar tension between engagement, commitment and realism, as well as the articulation between naturalist elements and conservative modernization, promote not only the humanization of the protagonist Nando, but, above all, guarantee this novel by Callado a possibility of artistically figuring out the contradictions of the national reality.pt_BR
dc.contributor.emailmairabassomotta@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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