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2021_PaullaKallinyMouraCronemberger.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFigueiredo, Kênia Augusta-
dc.contributor.authorCronemberger, Paulla Kalliny Moura-
dc.date.accessioned2021-08-23T17:58:42Z-
dc.date.available2021-08-23T17:58:42Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.date.submitted2021-05-31-
dc.identifier.citationCRONEMBERGER, Paulla Kalliny Moura. Vozes dos egressos da medida socioeducativa de internação no Distrito Federal: os processos comunicativos na perspectiva da Comunicação Pública. 2021. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41862-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo refletir sobre os processos comunicativos na medida socioeducativa de internação no Distrito Federal, a partir do referencial da Comunicação Pública. Para tal, se aproxima da utilização desta e de sua interação com princípios e ações que reforçam e aprofundam a cidadania e a democracia dentro do contexto de medidas socioeducativas de internação. É uma pesquisa qualitativa realizada com egressos de medida socioeducativa de internação, uma vez que a vivência dos mesmos traz consigo elementos para mensurar, através da medida socioeducativa, os efeitos dos processos de comunicação vivenciados quando da passagem dos mesmos pelos equipamentos. As análises de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas se fundamentaram no método materialista dialético. As entrevistas realizadas revelaram um contexto de vivência de processos contraditórios pelos socioeducandos, com elementos que apontam para a utilização da Comunicação Pública nesses espaços, mas com limitações constantes impostas pelo contexto institucional, imprimido pelos efeitos do capitalismo em tempos de neoliberalismo sobre a classe trabalhadora, que negligencia a doutrina de proteção da criança e do adolescente e os princípios contidos na Comunicação Pública, sendo estes condições necessárias para a emancipação dos adolescentes em conflito com a lei.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVozes dos egressos da medida socioeducativa de internação no Distrito Federal : os processos comunicativos na perspectiva da Comunicação Públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação públicapt_BR
dc.subject.keywordEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA)pt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativas de internaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to reflect on the communication processes in the juvenile detention system in the Federal District, based on the framework of Public Communication. To do so, it approaches its use and its interaction with principles and actions that reinforce and deepen citizenship and democracy within the context of socio- educational measures of internment. This is a qualitative research carried out with former inmates of the egresses detention program, since their experience brings with it elements to measure, through the juvenile detention program, the effects of the communication processes experienced during their passage through the facilities. The analysis of the data collected through semi-structured interviews was based on the dialectic materialist method. The interviews revealed a context of contradictory processes experienced by the socioeducados, with elements that point to the use of Public Communication in these spaces, but with constant limitations imposed by the institutional context, imposed by the effects of capitalism in times of neoliberalism on the working class, which neglects the doctrine of protection of children and adolescents and the principles contained in Public Communication, these being necessary conditions for the emancipation of adolescents in conflict with the law.pt_BR
dc.contributor.emailpaullakalliny@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
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