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Título: Cultura escrita na educação infantil : perspectivas e abordagens na produção acadêmica
Autor(es): Reis, Danielle Daiane
E-mail do autor: mailto:danidreis@yahoo.com.br
Orientador(es): Amiel, Tel
Assunto: Educação infantil
Pesquisa baseada em desing
Cultura escrita
Multiletramentos
Leitura e escrita
Data de publicação: 23-Ago-2021
Referência: REIS, Danielle Daiane. Cultura escrita na educação infantil: perspectivas e abordagens na produção acadêmica. 2021. 133 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente dissertação busca refletir sobre a singularidade das relações entre crianças e cultura escrita e suas implicações para a prática pedagógica na Educação Infantil. Temos como objetivo compreender os modos de aproximação e participação das crianças na cultura escrita, no contexto da Educação Infantil. Com base em referencias teóricos como Sarmento (2005), Corsaro (2003), Kramer (2006; 2007; 2008; 2010), Galvão (2016), Baptista (2010), Malaguzzi (1999), Fantin (2008; 2016; 2018) e nos documentos Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017) e Currículo em Movimento da Educação Infantil (DISTRITO FEDERAL, 2018) discute-se os conceitos e contextualizações de infância, criança e Educação Infantil e as possíveis mediações no período de transição desta etapa para o Ensino Fundamental, evidenciando alguns pressupostos para pensar os multiletramentos como um caminho para ampliar a participação das crianças na cultura escrita. Assumimos neste estudo uma postura epistemológica construcionista e uma perspectiva teórica interpretativa. Quanto à metodologia, a pesquisa apoiou-se inicialmente nos pressupostos teóricos da Pesquisa Baseada em Design (Design-Based Research — DBR), uma abordagem de investigação com foco no desenvolvimento de intervenções que possam ser realizadas e integradas às práticas educacionais. Conduzimos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de trabalhos que abordam a cultura escrita na Educação Infantil, apresentando o panorama da produção acadêmica e científica sobre esse universo temático. Observamos quais as intervenções utilizadas nas investigações e as perspectivas discutidas sobre a cultura escrita na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Como contribuição técnica, apresentamos cinco ‘guias de apoio ao trabalho docente’ destinados aos profissionais da Educação Infantil, apresentando sugestões para o trabalho docente, com ênfase na participação das crianças na cultura escrita. Elaboramos um projeto de implementação, com base nas discussões elencadas nesta dissertação e apoiado nos princípios da DBR, como proposta para amenizar as possíveis tensões na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, tendo em vista a participação das crianças na cultura escrita. A pesquisa destaca que a linguagem escrita precisa ser trabalhada na Educação Infantil por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as particularidades das crianças. Defendemos a perspectiva das múltiplas linguagens com as crianças, enquanto possibilidade de expressão, comunicação e participação das crianças na cultura escrita. Nesse sentido, é possível e necessário incluir os multiletramentos nas propostas educativas para os pequenos
Abstract: This dissertation seeks to reflect on the singularity of the relationship between children and written culture and its implications for pedagogical practice in Early Childhood Education. We aim to understand the ways in which children approach and participate in written culture in the context of Early Childhood Education. Based on theoretical references such as Sarmento (2005), Corsaro (2003), Kramer (2006; 2007; 2008; 2010), Galvão (2016), Baptista (2010), Malaguzzi (1999), Fantin (2008; 2016); 2018) and the documents Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017) and Currículo em Movimento da Educação Infantil (DISTRITO FEDERAL, 2018) discuss the concepts and contextualizations of childhood, children and early childhood education, the possible mediations in the period of transition from this stage to primary school, highlighting some assumptions to think of multilements as a way to expand children's participation in written culture. In this study, we assume a constructionist epistemological posture and a theoretical interpretative perspective. As for methodology, the research was initially based on the theoretical assumptions ofDesign-Based Research (DBR), a research approach focusing on the development ofinterventions that can be undertaken and integrated into educational practices. We conducted a Systematic Literature Review (RSL) of works that address the written culture in Early Childhood Education, presenting the panorama of academic and scientific production on this thematic universe. We observed the interventions used in the research and the perspectives discussed on written culture in the transition from Early Childhood Education to Primary Education. As a technical contribution, we present five 'guides to support the teaching work' for the professionals of Early Childhood Education, presenting suggestions for the teaching work, with emphasis on children's participation in the written culture. We have elaborated an implementation project, based on the discussions listed in this dissertation and supported by the principies of DBR as a proposal to ease the possible tensions in the transition from Early Childhood Education to Elementary School, aiming at the participation ofchildren in written culture. The research highlights that written language needs to be worked on in Early Childhood Education through leaming strategiesthatrespect children's particularities. We defend the perspective ofmultiple languages with children, as a possibility of expression, communication and participation of children in written culture. In this sense, it is possible and necessary to include multiliteracies in the educational proposals for children.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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