Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nóbrega, Christus Menezes da | - |
dc.contributor.author | Olivieri, Luiz Henrique Arantes Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T04:16:17Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T04:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-17 | - |
dc.identifier.citation | OLIVIERI, Luiz Henrique Arantes Araujo. Extraclasse: sondiagem e escuta como métodos de invenção. 2021. 179 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41907 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta investigação, proponho a escuta e a sondiagem como invenções: a escola se torna
paisagem sonora e local de residência artística. A escuta é discutida como abertura, a ação de
tornar o mundo um lugar sonoro, a sondiagem é o exercício de uma escuta hedonista. Escrita
como um diário de um artista-professor, a tese dá novas dimensões aos conceitos de som e
ondas sonoras. Por uma plurissonoridade, apresento os pontos de escuta como definidores de
territórios e barreiras sonoras, realizo um breve levantamento da escuta em sociedades
ancestrais e estabeleço um diálogo com diferentes autores e vozes. A partir de ações
realizadas em escolas, discuto a geopoética da escuta, a ação de grafar-gravar, a sala-
cosmos, o grito, as linhas cruzadas da linguagem, as cacofonias escolares, as palavras-pulso, o professor-estrangeiro, o professor-espião e o tempo-surdo. Esses conceitos-chave da
pesquisa se desdobram nos projetos das minhas obras, descritos na tese. Todo o texto é
pensado em seu âmbito sonoro. Ao abordar a linguagem pelo seu sentido inverso, a partir de
quem escuta, esta pesquisa visa equalizar o status entre orador e ouvinte. Por meio da escuta
(e o seu inerente estrangeirismo poético) este trabalho aponta possíveis reinvenções da
escola. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Extraclasse : sondiagem e escuta como métodos de invenção | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte sonora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escuta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Residência artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this research, I propose listening and "sondiagem" as inventions: the school becomes a
soundscape and a place of artistic residence. Listening is discussed as openness, the action of
making the world a sound place, and "sondiagem" is the exercise of a hedonistic listening.
Written in the form of a diary of an artist-teacher, the text gives new dimensions to the concepts
of sound and sound waves. Aiming for plurissonority, I present the listening points as defining
characteristics of territories and sound barriers, I conduct a brief survey of listening in ancestral
societies and I establish a dialogue with different authors and voices. Based on activities
implemented in schools, I discuss the geopoetics of listening, the action of graffiti-recording, the
classroom-cosmos, the shout, the crossed lines of language, the school cacophonies, the pulse
words, the teacher-foreigner, the teacher-spy and the deaf-time. These concepts unfold in the
projects of my works, described in the dissertation. The text is thought in its sound scope. By
approaching language in its opposite direction, from the listener perspective, this research aims
to equalize the status between speaker and listener. Through listening (and its inherent poetic
foreignness) this work points to possible reinventions of the school. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|