Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Schwantes, Cíntia Carla Moreira | - |
dc.contributor.author | Menezes, Aline Jesus de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T17:36:54Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T17:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Aline Jesus de. Ariel e Corola: a seiva descalça no solo poético de Sylvia Plath e Claudia Roquette-Pinto. 2021. 179 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41918 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O corpus literário que constitui o nosso objeto de estudo é composto por poemas de Ariel (1965)
e Corola (2000), de Sylvia Plath e Claudia Roquette-Pinto, respectivamente. Com base na leitura
aproximada de poemas selecionados e com o auxílio de um aporte teórico dos estudos de
gênero, o objetivo principal é alcançar interpretação possível para a hipótese de que Plath e
Roquette-Pinto, duas poetas reveladas no século XX, dão a ver questões atuais e fundamentais
para o debate sobre mulheres e literatura, considerando a linguagem poética utilizada por elas.
De um lado, a poeta estadunidense é facilmente vinculada à crítica literária feminista; de outro,
notamos que há certa reticência da crítica literária no Brasil em relacionar a poeta brasileira à
poesia feminina, como se a qualidade poética de Roquette-Pinto corresse o risco de ser reduzida,
caso a vinculássemos a uma escrita de mulheres. Opinião que, para nós, só reforça a
necessidade de compreendermos que a experiência da mulher em uma sociedade patriarcal
implica outros tipos de criação poética e literária. Assim, propusemos as expressões “seiva
descalça” e “solo poético” como metáforas para discutir a intersecção entre a poeta dos Estados
Unidos e a do Brasil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ariel e Corola : a seiva descalça no solo poético de Sylvia Plath e Claudia Roquette-Pinto | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plath, Sylvia, 1932-1963 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Roquette-Pinto, Claudia, 1963- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica literária feminista | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Namorato, Luciana Camargo | - |
dc.description.abstract1 | The corpus that constitutes our object of study is composed by poems from the books Ariel (1965)
and Corola (2000), by Sylvia Plath and Claudia Roquette-Pinto, respectively. Through a close
reading of selected poems, and supported by the theoretical approach provided by Gender
Studies, the main goal of our study is to achieve an interpretation that supports the hypothesis
that Plath and Roquette-Pinto, two poets that emerged in the twentieth century, reveal
fundamental questions on women and literature, considering the poetic language they utilize. On
the one hand, the US born poet is easily linked to feminist literary criticism; on the other hand,
Brazilian critics are reticent to link Claudia Roquette-Pinto to a women’s poetry, as if the quality
of her writing would, as a consequence, diminish. An opinion such as that, in our view, reinforces
the need for a better understanding of women’s experience in a patriarchal society, which implies
another kind of poetical and literary creation. Thus, we proposed the expressions “helpless sap”
and “poetic ground” as metaphors to discuss the intersection between the American and the
Brazilian poet. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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