Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41930
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ArianePatriciadaSilvaFernandes.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.contributor.authorFernandes, Ariane Patrícia da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-26T17:38:21Z-
dc.date.available2021-08-26T17:38:21Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.date.submitted2021-05-14-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ariane Patrícia da Silva. Do silêncio ao diálogo: proposições para o ensino de Libras por meio do teatro. 2021. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41930-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo refletir sobre caminhos e possibilidades de ampliação da expressividade corpórea de estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras. As oficinas de Libras e de teatro foram os instrumentos potencializadores da atividade pedagógica. A aplicação dessa pesquisa se deu na turma do 1o ano C do CEM 02 de Planaltina, ofertada como disciplina de PD – Parte Diversificada e à posteriori como curso no 14o Batalhão de Polícia para a comunidade. Discorreu-se ainda sobre a história dos Surdos, sobre as perspectivas das expressões corporais, bem como sua relevância na tradução da Língua Brasileira de Sinais e sobre as experiências pedagógicas dos Surdos no ambiente escolar. Serviram de base para sustentação dessa pesquisa e desenvolvimento do intento pedagógico, os estudos de vários autores, dentre eles Quadros e Karnopp, Soares, Azevedo e Lecoq. Na sistematização da pesquisa, foi possível apontar possibilidades de diálogo entre os movimentos corporais e os instrumentos pedagógicos de ensino, possibilitando uma maior comunicação/inclusão dos estudantes com surdez no processo de aprendizagem em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo silêncio ao diálogo : proposições para o ensino de Libras por meio do teatropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to reflect on ways and possibilities of expanding the body expressiveness of students in the process of teaching and learning the Brazilian Sign Language – Libras. The workshops of Libras and theater were the tools that potentiated the pedagogical activity. The application of this research took place in the class C of 1st year of CEM 02 in Planaltina, offered as a discipline of DP – Diversified Part and after as a course in the 14th Police Battalion for the community. It was also discussed the history of the Deaf, about the perspectives of body expressions, as well as their relevance in the translation of the Brazilian Sign Language and about the pedagogical experiences of the Deaf in the school environment. The studies of several authors, among which Quadros and Karnopp, Soares, Azevedo and Lecoq, served as a basis for supporting this research and the development of the pedagogical intent. In the systematization of the research, it was possible to point out possibilities for dialogue between body movements and teaching pedagogical instruments, enabling greater communication/inclusion of students with deafness in the learning process in the classroom.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.