Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41986
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WagnerVilasBoasdeSouza.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Filho, Antônio Isidro da-
dc.contributor.authorSouza, Wagner Vilas Boas de-
dc.date.accessioned2021-08-30T22:25:28Z-
dc.date.available2021-08-30T22:25:28Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Wagner Vilas Boas de. Enfrentamento à COVID-19 nas universidades federais brasileiras: uma pesquisa-ação no Ministério da Educação. 2021. 189 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41986-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia da COVID-19 trouxe uma série de novas demandas e forçou a necessidade de remodelagem ou transformação das organizações. Pesquisadores e gestores de todo o mundo têm se mobilizado para reduzir os impactos econômicos e sociais dessa pandemia. No âmbito da educação, a aprendizagem de milhões de estudantes em todo o mundo está prejudicada, gerando consequências psicossociais e outras de igual ou maior gravidade pela ausência de convivência e pelo atraso nos processos de ensino-aprendizagem. No Brasil, as decisões tomadas pelos formuladores de políticas, ou a falta delas, alcançam cerca de 52 milhões de estudantes, o que torna urgente a necessidade de implementação de ações que visem minimizar os impactos da COVID-19 na comunidade acadêmica. Nesse contexto, esta tese buscou responder como desenvolver medidas no âmbito das universidades federais brasileiras para o enfrentamento à COVID-19, a partir do pressuposto de que o desenvolvimento de medidas governamentais, apoiado no ciclo de políticas públicas nas universidades federais brasileiras, contribui para o enfrentamento à COVID-19 e para a retomada das atividades acadêmicas. Portanto, a tese defendida neste estudo é a de que a pesquisa-ação e o ciclo de políticas públicas podem contribuir para fundamentar e promover a implementação de medidas governamentais para o enfrentamento à COVID-19 e para a retomada das atividades das universidades federais brasileiras. Esta pesquisa adotou métodos qualitativos e quantitativos. Utilizando-se da metodologia de pesquisa-ação e fundamentos teóricos do ciclo da política pública para formação de agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação de ações e avaliação das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, a pesquisa reuniu os principais estudos iniciais no âmbito internacional acerca das ações de enfrentamento à COVID-19, apresentando uma descrição detalhada das decisões e ações implementadas na esfera do MEC e das universidades federais, corroborando para o enfrentamento à pandemia. Ao final, foi feita uma análise quantitativa, por meio do modelo DEA-BCC para mensurar a eficiência das políticas implementadas. Quanto ao ineditismo e originalidade desta tese, entende-se que se fundamentam em estudo, identificação, análise, implementação e discussão do conjunto de políticas públicas para o enfrentamento à COVID-19 no âmbito das universidades federais brasileiras, considerando também a retomada das atividades por essas instituições.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnfrentamento à COVID-19 nas universidades federais brasileiras : uma pesquisa-ação no Ministério da Educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPesquisa-açãopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordEpidemiaspt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordUniversidades federaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The COVID-19 pandemic brought a series of new demands and forced the need to remodel or transform organizations. Researchers and managers from around the world have mobilized to reduce the economic and social impacts of this pandemic. In the field of education, the learning of millions of students around the world is impaired, generating psychosocial and other consequences of equal or greater severity due to the lack of coexistence and the delay in the teaching-learning processes. In Brazil, the decisions taken by policy makers, or the lack of them, reach around 52 million students, which makes the urgent need to implement actions aimed at minimizing the impacts of COVID-19 on the academic community. In this context, this thesis sought to answer how to develop measures within the scope of Brazilian federal universities to confront COVID-19, based on the assumption that the development of government measures, supported by the cycle of public policies in Brazilian federal universities, contributes to the confrontation of COVID-19 and the resumption of academic activities. Therefore, the thesis defended in this study is that action research and the cycle of public policies can contribute to support and promote the implementation of government measures to combat COVID-19 and the resumption of activities by Brazilian federal universities. This research adopted qualitative and quantitative methods. Using the action-research methodology and theoretical foundations of the public policy cycle for agenda setting, formulation of alternatives, decision-making, implementation of actions and evaluation of measures to fight the COVID-19 pandemic, the research brought together the main initial studies at the international level about actions to fight COVID-19, showing a detailed description of the decisions and actions implemented in the scope of the Ministry of Education and federal universities, supporting the fight against the pandemic. At the end, a quantitative analysis is carried out using the DEA-BCC model to measure the efficiency of implemented policies. As for the uniqueness and originality of this thesis, it is understood that they are based on the study, identification, analysis, implementation, and discussion of the set of public policies for confronting COVID-19 within Brazilian federal universities, also considering the resumption of activities by these institutions.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.