Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sandra Francesca Conte de | - |
dc.contributor.author | Costa, Jéssica Emanoeli Moreira da | - |
dc.contributor.author | Ganem, Valérie | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T18:37:50Z | - |
dc.date.available | 2021-09-06T18:37:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Katia Tarouquella et al. Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 36, n. spe, e36nspe9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/NFBjdfGJ3bsCQ3hSn8dNP6k/?lang=pt#. Acesso em: 6 set. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42053 | - |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos | pt_BR |
dc.title.alternative | Listening devices for adolescents deprived of liberty and socio-educational agents | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plantão psicológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grupo de fala com adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicodinâmica do trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to show a triangular intervention method in socio-education. Three methodological
devices were implemented: a psychological call for individual listening, one for a speech group with adolescents and an
intervention in Psychodynamics of Work with socio-educational agents. Listening to adolescents pointed out how violence
appears in the relationship between them and adults, between them and peers and in the institutional space. On the other
hand, listening to the agents made it possible to situate how violence permeates work situations. The expanded clinic, in
the institutional context, allowed a glimpse of the place of violence in the inter-subjective relational dynamics, its psychic
impacts and the risks to the subjects’ mental health. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-3988-0784 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-0789-7095 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-0605-8452 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-1289-0202 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|