Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42096
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PocketRehabPrograma.pdf232,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Pocket Rehab – programa de reabilitação baseado em mHealth para pacientes com doença cardiovascular como estratégia de prevenção e tratamento às vítimas do COVID-19 : um estudo colaborativo multicêntrico internacional
Outros títulos: Pocket Rehab - mHealth-based rehabilitation program for patients with cardiovascular disease as a prevention and treatment strategy for COVID-19 victims : an international multicentric collaborative study
Autor(es): Cipriano Júnior, Gerson
Cahalin, Lawrence P.
Hansen, Dominique
Meira, Augusto
Kaway, Fernando
State, Radu
Durigan, João Luiz Quagliotti
Martins, Wagner Rodrigues
Nóbrega, Otávio de Tolêdo
Ribeiro, Bergmann Morais
Chiappa, Gaspar Rogério
Cipriano, Graziella França Bernardelli
Lima, Alexandra Corrêa Gervazoni Balbuena de
Souza, Fausto Stauffer Junqueira de
Assunto: Estudo multicêntrico
Telerreabilitação
Insuficiência cardíaca
Infecções por coronavírus
Tolerância ao exercício
Reabilitação cardiaca
Data de publicação: Nov-2020
Editora: Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB)
Referência: CIPRIANO JÚNIOR, Gerson et al. Pocket Rehab – programa de reabilitação baseado em mHealth para pacientes com doença cardiovascular como estratégia de prevenção e tratamento às vítimas do COVID-19: um estudo colaborativo multicêntrico internacional. Participação, Brasília, ano 19, ed. esp., n. 34, p. 150-152, nov. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_y95_7QMT_wC8vhwQUCJamcPgTvbjtBC/view. Acesso em: 19 jul. 2021.
Resumo: Pacientes com doença cardiovascular e fatores de risco para doença cardiovascular (DCV) têm sido afetados com mais frequência e mais gravemente pelo novo coronavírus. Isso agravou o cenário anterior de subutilização dos programas de reabilitação cardiovascular (RCV) antes da pandemia, exigindo alternativas otimizadas de RCV, como por exemplo aquelas baseadas em aplicativos móveis (mHeath), não apenas por gerar benefícios bem estabelecidos, mas agora também para manter esses pacientes clinicamente estáveis, diminuindo a chance de eventos cardiovasculares e risco de contaminação naqueles não infectados pelo vírus, bem como tratando dos sobreviventes da COVID-19, tendo em vista as disfunções adicionais que tem sido descritas nos sistemas respiratório, cardiovascular e muscular. Serão realizados dois estudos: o estudo 1, qualitativo, de concordância e reprodutibilidade. Criação aplicativo baseado em tecnologia móvel (mHealth), para dar suporte a um programa otimizado (capaz de avaliar após COVID-19) de reabilitação cardiovascular (RCV) em ambiente domiciliar, desenvolvido pela Universidade do Luxemburgo (Centro 4), integrando instrumentos reconhecidos internacionalmente, como o EXPERT Tool, Hasselt University (Centro 3) e PACERProject, University of Miami (Centro 2). O aplicativo será testado e avaliado por profissionais de saúde nos dois centros colaboradores do estudo (Centro 2 e Centro 3) e na instituição executora - Universidade de Brasília (Centro 1).
Licença: Declaração de Direito Autoral - A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/about/submissions. Acesso em: 19 jul. 2021.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.