Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42139
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_RetrofitPreservacaoEdificios.pdf8,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Retrofit e preservação de edifícios não residenciais modernos em Brasília : uma abordagem para eficiência energética e iluminação natural
Autor(es): Amorim, Cláudia Naves David
Morales Sánchez, José Manoel
Cronemberger, Joára
Costa, João Francisco Walter
Assunto: Iluminação natural
Eficiência energética
Simulação (Computadores)
Patrimônio moderno
Data de publicação: 2021
Editora: Editora Científica Digital
Referência: AMORIM, Cláudia Naves David et al. Retrofit e preservação de edifícios não residenciais modernos em Brasília: uma abordagem para eficiência energética e iluminação natural. In: SOUSA, Bianca Anacleto Araújo de et al. (org.). A construção civil em uma perspectivas econômica, ambiental e social. Guarujá, SP: Editora Científica Digital, 2021. p. 339-357.
Resumo: A temática da eficiência energética de edificações é fundamental para melhorar a qualidade do parque construído e tem merecido especial atenção na cadeia construtiva da indústria da construção. Trabalhar a eficiência energética juntamente com a qualidade ambiental pode significar, também, introduzir iluminação natural onde for possível. Este artigo apresenta pesquisa sobre iluminação natural e eficiência energética em edifícios não residenciais modernos do Plano Piloto de Brasília, com foco na otimização da eficiência energética e qualidade ambiental e sua influência na preservação do patrimônio moderno. O objetivo é contribuir para a melhoria da sustentabilidade e conservação do patrimônio arquitetônico, com indicações para iluminação natural e eficiência energética. O método proposto combina levantamentos in loco, avaliação de variáveis arquitetônicas e de preservação, simulações computacionais de iluminação natural e de demanda energética. Considerando as características morfológicas de 267 edifícios na área central de Brasília, os resultados demonstraram que, para edifícios de 4, 10 e 15 pavimentos, a otimização das variáveis de percentual de aberturas na fachada, características óticas de vidros e proteções solares poderia diminuir a demanda de energia 37% em média, sendo factível alcançar o balanço energético nulo nos edifícios de 4 pavimentos. As conclusões permitirão desenvolver um modelo de parâmetros analíticos para utilização de critérios norteadores para intervenções em edifícios com valor histórico para o patrimônio moderno.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: Copyright© 2021 por Editora Científica Digital - Copyright da Edição © 2021 Editora Científica Digital - Copyright do Texto © 2021 Os Autores EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA Guarujá - São Paulo - Brasil www.editoracientifica.org - contato@editoracientifica.org Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). ... O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitido o download e compartilhamento desta obra desde que no formato Acesso Livre (Open Access) com os créditos atribuídos aos respectivos autores, mas sem a possibilidade de alteração de nenhuma forma ou utilização para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.