Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42145
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TecnologiasTrabalhoRemoto.pdf722,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
Outros títulos: Technologies and remote work in pandemic times : conceptions, challenges and perspectives of teachers who teach mathematics
Tecnologías y trabajo a distancia en tiempos de pandemia : concepciones, desafíos y perspectivas de los profesores que enseñan matemáticas
Autor(es): Teixeira, Cristina de Jesus
Ferreira, Weberson Campos
Fraz, Joeanne Neves
Moreira, Geraldo Eustáquio
ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735
https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646
Assunto: Epidemias
Ensino remoto
Tecnologias da informação
Professores de matemática
Data de publicação: 18-Set-2021
Editora: Universidade Federal de Lavras, Departamento de Educação
Referência: TEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Devir Educação, Lavras - MG, ed. esp., p. 118-140, 18 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021.
Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar se as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino remoto pelos/as professores/as que ensinam matemática têm se mostrado adequadas frente às necessidades atuais e quais as dificuldades em relação à tecnologia despendida no processo de ensino. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório teve como participantes 42 professores/as de escolas públicas do Distrito Federal que responderam a um questionário contendo quatro perguntas. Os resultados nos mostram que os/as docentes apontam dificuldades de ordem técnica, pedagógica e social, mas reconhecem as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas aulas e a necessidade da formação continuada.
Abstract: This article aimed to verify whether the technological tools used in the development of remote teaching by mathematics teachers have been adequate to the current needs and what are the difficulties regarding the technology used in the teaching and learning process. The qualitative research with exploratory design had as participants 42 teachers from public schools in the Federal District who answered an open-ended questionnaire consisting of four questions. The results show us that teachers point out technical, pedagogical and social difficulties, but recognize the possibilities of using digital information and communication technologies and the need for continuing education.
Resumen: Este artículo tuvo como objetivo verificar si las herramientas tecnológicas utilizadas en el desarrollo de la enseñanza a distancia por parte de los profesores que enseñan matemáticas han sido adecuadas a las necesidades actuales y cuáles son las dificultades en cuanto a la tecnología utilizada en el proceso de la enseñanza y aprendizaje. La investigación cualitativa de carácter exploratorio tuvo como participantes a 42 profesores de escuelas públicas del Distrito Federal que respondieron a un cuestionario abierto que constaba de cuatro preguntas. Los resultados nos muestran que los profesores señalan dificultades técnicas, pedagógicas y sociales, pero reconocen las posibilidades de utilizar las tecnologías digitales de la información y la comunicación en sus clases y la necesidad de una formación continua.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Copyright (c) 2021 Devir Educação - (CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021.
DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.