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Título: Entre razões e sensibilidades : A escrita ao resgate da literatura
Autor(es): Monteiro, Laetícia Maria Ferreira Porto
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Escrita criativa
Ensino de literatura
Leitura
Formação de leitores
Sensibilidade
Referência: MONTEIRO, Laetícia Maria Ferreira Porto. Entre razões e sensibilidades: A escrita ao resgate da literatura 2021.193 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Razão e sensibilidade não são dois polos opostos, mas complementares e essenciais para a nossa psique e para o nosso processo intelectual. Porém, na modernidade, fomos levados a considerá-las uma falsa dicotomia, na qual a razão é vista como superior e o sensível, como obstáculo. Isso se reflete em diversos aspectos, incluindo a valorização da arte e o estudo literário, que acaba sendo feito muitas vezes sob um viés de ciência social que torna acessório o caráter artístico da literatura e limita sua potência transformadora, podendo distanciá-la dos leitores. Além de ser uma espécie de descaracterização da própria literatura, essa visão dualista impacta a formação de leitores e nossa própria postura enquanto pesquisadores. Nos vemos, por vezes, obrigados a “purgar” nossa subjetividade, ainda que apenas na forma de uma performance. O investimento no lado sensível e aparentemente secundário leva a experiências profundas e verdadeiras com a literatura, experiências que além de encantar leitores, oferecem ferramentas para solucionar problemas, enfrentar as adversidades do mundo e imaginar novas realidades; e leva também a reflexões sobre nosso papel enquanto pesquisadores, amantes da literatura e professores. Nesse contexto, minha proposta inicial foi trazer a escrita como ferramenta que promovesse o caráter artístico da literatura e estimulasse as habilidades e faculdades sensíveis dos leitores. A fim de verificar tal proposição para além da pesquisa teórica, realizei investigações de campo em que levei a escrita para os estudantes como forma de aproximação ao texto literário. Porém, a pesquisa do intelectual e do sensível, juntamente com as trocas profundas vivenciadas nas intervenções e a reflexão constante durante o próprio trabalho de escrita, fez com que a própria pesquisa acabasse se tornando também uma tentativa de reescrever nossas práticas sem que a sensibilidade precisasse ficar isolada.
Abstract: Reason and sensitivity are not opposites, but complementary to one another and essential for our psyche and intellectual processes. However, in modernity, we have been led to see them as a dichotomy, a false one, in which reason is superior and sensitivity is an obstacle. This affects several aspects of human life including the appreciation of art and thus, literary studies. Such studies end up being treated only as social science and the artistic character of literature becomes accessory, which limits its transformative power and can alienate readers. In addition to being a kind of mischaracterization of literature itself, this dichotomous view impacts the very process of becoming a reader and our own attitude as researchers. We are sometimes forced to “purge” our subjectivity, even if it is only a performance. Nonetheless, investing in sensitive aspects, however secondary they may seem, leads to deep and true experiences with literature, experiences that, in addition to delighting readers, offer tools for solving problems, facing the adversities of the world and imagining new realities. And, also, reflects on our role as researchers, literature lovers and teachers. In this context, my initial proposal was to bring creative writing as a tool for promoting the artistic character of literature and stimulating readers' sensitive skills and faculties. In order to verify this proposition beyond theoretical research, I carried out field investigations in which I took creative writing to students as a way of approaching the literary text. However, the research on reason and sensitivity, together with the deep exchanges experienced in the interventions and constant reflection during the writing process of this study, resulted in the fact that this work itself ended up becoming an attempt to rewrite our practices without the need for alienating our sensitivity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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