Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Britto, Maria Júlia Pantoja de | - |
dc.contributor.author | Fortini, Carlos Alfredo Sitta | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T20:34:12Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T20:34:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | FORTINI, Carlos Alfredo Sitta. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação corporativa a distância: subsídios para um modelo de implementação em uma organização pública. 2021. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42196 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As instituições públicas e privadas vêm investindo na utilização da educação a distância (EAD)
como ferramenta para potencializar a aprendizagem e o alcance de resultados dos sistemas de
educação corporativa. Aliado a isso, a literatura científica na área da EAD tem destacado que a
expansão no uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) é capaz de
propiciar mudanças sociais, com a aproximação entre os espaços virtuais e físicos, criando um
espaço híbrido de conexões por meio de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem
fio. E que nesse novo contexto, a integração dessas tecnologias com as práticas e estratégias de
ensino, com foco no aprimoramento das metodologias ativas podem impulsionar o engajamento
dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, o presente estudo teve como
objetivo propor um modelo de implementação de TDICs no Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação, autarquia vinculada ao Ministério da Educação que tem, como parte de sua missão,
prestar assistência técnica aos técnicos e gestores municipais de educação por meio da
modalidade de ensino a distância. Para tanto, a pesquisa, de natureza descritiva e exploratória,
integrou as abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando técnicas de pesquisa documental,
entrevistas semiestruturadas a 7 instituições públicas e privadas, referências em educação
corporativa e questionário aplicado a uma amostra de 473 cursistas na modalidade EAD. Os
resultados das análises de conteúdo e estatísticas descritivas evidenciaram aspectos
facilitadores, como o apoio da alta gestão na transformação digital e inovação, e dificuldades,
como a mudança cultural do presencial para o EAD, e apresentaram, ainda, as principais TDICs
utilizadas nas referidas instituições, tais como vídeos interativos, podcasts, games, realidade
virtual, inteligência artificial, arquivos em texto, redes sociais, entre outros. Ambos os aspectos
associados à implementação das TDICs possibilitaram a identificação de nove componentes de
relevo na educação corporativa, que subsidiaram a proposta de modelo de implementação de
TDICs para o FNDE. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação corporativa a distância : subsídios para um modelo de implementação em uma organização pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação corporativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia digital de informação e comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Public and private institutions have been investing in the use of distance education (EAD) as a
tool to enhance learning and achieve results in corporate education systems. Allied to this, the
scientific literature in the field of EAD has highlighted that the expansion in the use of digital
communication and information technologies (TDICs) is capable of providing social changes, with
the approximation between virtual and physical spaces, creating a hybrid space connections
through different mobile devices connected to the wireless internet. And that in this new context,
the integration of these technologies with teaching practices and strategies, with a focus on
improving active methodologies, can boost student engagement in the teaching-learning process.
Therefore, this study aimed to propose a model for the implementation of TDICs in the National
Education Development Fund, an autarchy linked to the Ministry of Education that has, as part of
its mission, to provide technical assistance to municipal education technicians and managers by
through the distance learning modality. To this end, the research, of a descriptive and exploratory
nature, integrated qualitative and quantitative approaches, using documentary research
techniques, semi-structured interviews with 7 public and private institutions, references in
corporate education and a questionnaire applied to a sample of 473 distance learning course
participants. The results of the content analysis and descriptive statistics showed facilitating
aspects, such as the support of senior management in digital transformation and innovation, and
difficulties, such as the cultural change from on-site to distance learning, and also presented the
main TDICs used in these institutions, such as interactive videos, podcasts, games, virtual reality,
artificial intelligence, text files, social networks, among others. Both aspects associated with the
implementation of TDICs made it possible to identify nine important components in corporate
education, which supported the proposal of a TDIC implementation model for FNDE. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|