Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Gabriel Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T20:44:56Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T20:44:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Gabriel Alves da. “Ser diferente é normal”: a expressividade do self de pessoas autistas em mídias sociais da
internet e suas lutas por reconhecimento. 2021. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42197 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar das dificuldades de comunicação e de socialização em interações face a face, pessoas autistas
têm encontrado nas mídias sociais da internet a oportunidade para a expressividade de seu self, com
base em narrativas que evocam a aceitação da diferença como característica da diversidade humana.
Trata-se de uma luta pelo reconhecimento social do sujeito autista, a partir de demandas identitárias
orquestradas pelo desejo de viver conforme a originalidade de cada self. Nesta dissertação,
apresentamos percursos de reconhecimento de personagens que narram na internet suas experiências
enquanto pessoas autistas, as quais encontram em espaços virtuais o lócus para testarem as próprias
capacidades de expressão e comunicação, testemunhando modos particulares de vivenciarem a sua
neurodiversidade. Como suporte teórico, o trabalho se apropria das contribuições de autores da
sociologia, filosofia e psicologia, entre eles, George Mead (1981), Charles Taylor (2011), Paul Ricoeur
(2014), e Axel Honneth (2009), na tentativa de explorar a relação da teoria social com abordagens que
deslocam o sujeito da perspectiva do self neuronormativo para aquela do self neurodiverso. O percurso
metodológico adotou a etnografia virtual em quatro páginas de mídias sociais da internet administradas
por adultos autistas. Analisamos o conteúdo publicado nesses espaços durante o período de abril a
setembro de 2020. Além disso, foram aplicados roteiros de entrevistas narrativas com os autistas
responsáveis por esses perfis na internet, a fim de delimitar os acontecimentos e marcadores sociais
que dão embasamento ao processo de construção da identidade pessoal. A análise dos dados nos
permitiu o levantamento de oito tipos de temas suscitados na narrativa digital dos autistas, incluindo
desde o relato de dificuldades cognitivas do transtorno no dia a dia, até as experiências de capacitismo,
os desafios e limites impostos pelas estruturas sociais em seus funcionamentos, os efeitos do
reconhecimento de si mesmo para a aceitação da identidade autista, bem como a agenda de lutas pela
inclusão social e empoderamento sob o registro da neurodiversidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Ser diferente é normal” : a expressividade do self de pessoas autistas em mídias sociais da internet e suas lutas por reconhecimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Self autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Luta por reconhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídias digitais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Despite the difficulties of communication and socialization in face-to-face interactions, autistic people
have found the opportunity to express their self in social media on the internet, based on narratives that
evoke the acceptance of difference as a characteristic of human diversity. It is a struggle for social
recognition of the autistic subject, based on identity demands orchestrated by the desire to live according
to the originality of each self. In this dissertation, we present paths of recognition of characters who
narrate their experiences on the internet as autistic people, who find in virtual spaces the locus to test
their own expression and communication skills, witnessing particular ways of experiencing their
neurodiversity. As theoretical support, the work appropriates the contributions of authors from sociology,
philosophy and psychology, among them, George Mead (1981), Charles Taylor (2011), Paul Ricoeur
(2014), and Axel Honneth (2009), in an attempt to explore the relationship of social theory with
approaches that shift the subject from the perspective of the neuronormative self to that of the
neurodiverse self. The methodological approach adopted virtual ethnography in four internet social
media pages managed by autistic adults. We analyzed the content published in these spaces during the
period from April to September 2020. In addition, narrative interview scripts were applied with the autistic
people responsible for these profiles on the internet, in order to delimit the events and social markers
that support the process of construction of personal identity. Data analysis allowed us to survey eight
types of themes raised in the digital narrative of autistic people, ranging from the report of cognitive
difficulties of the disorder in their daily lives, to the experiences of capacitation, the challenges and limits
imposed by the social structures in their functionings, the effects of self-recognition for the acceptance of
the autistic identity, as well as the agenda of struggles for social inclusion and empowerment under the
register of neurodiversity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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