Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Chatelard, Daniela Scheinkman | - |
dc.contributor.author | Biserra, Wiliam Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T18:13:31Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T18:13:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-11 | - |
dc.identifier.citation | BISERRA, Wiliam Alves. O Cômico, o Trágico e o Tragicômico: um ensaio em Psicanálise e Psicologia Analítica. 2021. 203 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42215 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta deste ensaio é discutir o cômico, o trágico e o tragicômico a
partir das perspectivas da psicanálise e da psicologia analítica.
Primeiramente realizamos algumas reflexões a respeito do gênero aqui
utilizado para a escrita, qual seja, o ensaio. Comentaremos a respeito da
história e das características desse gênero literário, sua relação com a
psicanálise e a possibilidade de seu uso acadêmico. Em seguida,
entraremos na seção dedicada ao cômico. Veremos o cômico e o chiste a
partir de Freud, com base em sua obra os chistes e sua relação com o
inconsciente (1903), como muitos dos efeitos do chiste e do cômico apenas
são possíveis por meio da linguagem, adaptamos os exemplos germânicos
de Freud para outros mais próximos da realidade brasileira. Após isso,
temos uma breve introdução à vida e alguns conceitos fundamentais do
pensamento de Carl G. Jung- notadamente as noções de arquétipo e de
inconsciente coletivo- para logo tentarmos ver a manifestação do cômico
no arquétipo do Trickster. A segunda seção tratará do trágico, novamente
dividido em dois capítulos, um para psicanálise e outro para psicologia
analítica. Começando pela visão psicanalítica, temos um breve apanhado
da tragédia na literatura e na filosofia para iniciarmos uma discussão mais
detalhada do seminário 07 de Lacan, especialmente a sua leitura da
Antígona, de Sófocles, tratamos de tópicos como Atrocidade do Desejo,
Finda-linha e a Queixa de Antígona. Por outro lado, tratando de psicologia
analítica, buscamos ver uma concepção junguiana do trágico a partir de
sua polêmica obra resposta a Jó e em que medida existiria ali uma maneira
de se perceber o sofrimento e o desespero. Por fim, temos a seção dedicada
ao tragicômico. Sob a lente da psicanálise, verificamos a possibilidade de
um conceito de tragicômico em dois ensaios de Freud, o Humor (1927) e
o inquietante (1919), levando em consideração, sobretudo, as noções de
dinâmica da energia psíquica, grotesco, angústia e repressão. Com a
psicologia analítica, utilizamos a teoria da quaternidade- sobretudo na
forma como Jung a desenvolve em AION: ensaios sobre o simbolismo do
si mesmo- e o conceito alquímico de junção dos opostos, coniunctio
oppositorum, para defender a ideia de que o tragicômico é bem mais do
que um terceiro gênero resultante da união de outros dois anteriores. Ele
possui quase uma dinâmica energética própria, a qual pode gerar
transformações e revela que ele guarda outros gêneros ocultos, latejando
dentro de si. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Cômico, o Trágico e o Tragicômico : um ensaio em Psicanálise e Psicologia Analítica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cômico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trágico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tragicômico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia Junguiana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this work is to discuss the comic, the tragic and the tragicomic,
based on the theories of psychoanalysis and analitical psychology. First,
we draw some reflections on the literary genre here used,i.e., the essay.
We make some comments on the history and the main features of this
literary genre, its relation to psychoanalysis and the possibilities for it in
the academy. Next, we start the first section, dedicated to the comic. It is
seen under the perspective of Freud, mainly from his book Jokes and its
relations with the unconscious (1903) the comic and the wit are only
possible through language, so we adapted some freudian Germanic
examples to better fit the Brazilian reality. Afterwards, there is an
introduction to the life and main concepts of Carl G. Jungnamely the
collective unconscious and archetypes- so that we may see the
manifestation of the comic in the Trickster archetype. The second section
deals with the tragic, and its also divided into two chapters, one for
psychoanalysis and the other for analitical psychology. Starting with
psychoanalysis, there is a brief summary of tragedy in literature and
philosophy, for us to begin a more in-depth discussion of Lacan’s seminar
07, mainly his reading of Sofocles’ Antigone. Topics discussed are such
as the atrocity of desire, the end-of-the-line and Antigone’s complaint. On
the other hand, in analitical psychology, we try to sense a junguian
perspective on the tragic, based on his Answer to Job and if there would
be there some particular way of perceiving suffering and despair. Finally,
there is the section on the tragicomic. Under psychoanalysis we try to find
the possibility for a concept of the tragicomic in two freudian essays:
Humor (1927) and The Uncanny (1919), considering, mainly, the notions
of dynamics in psychic energy, the grotesque and repression. In sequence,
with analitical psychology we use the theory of the quaternity- as Jung
develops it in AION: essay on the phenomenology of the Self- and the
alchemical notion of union of the opposites, coniunctio oppositorum, to
champion the idea that the tragicomic is way more than the third genre
coming out from the union of the two previous ones. It posesses an almost
unique energy dynamics, one which may breed transformations and reveal
hidden genres, pulsating within. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|