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dc.contributor.advisorD’Angelo, Biagio-
dc.contributor.authorMacini, Tiago-
dc.date.accessioned2021-11-03T18:18:01Z-
dc.date.available2021-11-03T18:18:01Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.date.submitted2021-07-29-
dc.identifier.citationMACINI, Tiago. Entre o saber e o não saber : as formas fantasmáticas em Aby Warburg. 2021. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42217-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação pretende contribuir com a discussão sobre a sobrevivência das imagens e a manifestação de formas fantasmáticas na arte a partir da “ciência sem nome” concebida por Aby Warburg em contraposição ao “método formalista” de Alois Riegl e Heinrich Wölfflin, e à tradição baseada no ideal de beleza difundida por Giorgio Vasari e Johann Joachim Winckelmann. Assim, propomos que a aparição de fantasmas na materialidade do objeto artístico se origina, tal qual os mitos antigos, no território semiológico instalado entre o saber e o não saber. Além disso, conforme apontado por Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben sobre o modelo histórico warburguiano, o trabalho investiga essa perturbação não só com relação às suas implicações estéticas, mas também com relação às sua implicações temporais. Por isso, os conceitos de Nachleben e Pathosformel são analisados sob uma perspectiva antropológica e, sobretudo, psicológica, concluindo que as formas fantasmáticas, transmitidas pelas memórias, correspondem à estrutura de um sintoma freudiano.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o saber e o não saber : as formas fantasmáticas em Aby Warburgpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória da artept_BR
dc.subject.keywordWarburg, Aby, 1866-1929pt_BR
dc.subject.keywordDidi-Huberman, Georgespt_BR
dc.subject.keywordNachlebenpt_BR
dc.subject.keywordPathosformelpt_BR
dc.description.abstract1The present thesis wants to retake the discussion on the survival of images and the manifestation of ghostly forms in art from the called “nameless science” conceived by Aby Warburg in opposition to the formalist method of Alois Riegl and Heinrich Wölfflin, and to the tradition based on the ideal of beauty diffused by Giorgio Vasari and Johann Joachim Winckelmann. Thus, it’s been proposed that the appearance of ghosts in the materiality of the artistic object originates, like ancient myths, in the semiological territory is settled between knowing and not knowing. Furthermore, as pointed out by Georges Didi-Huberman and Giorgio Agamben about the Warburgian historical model, this study investigates the disturbance not only in terms of its aesthetic implications, but also in terms of its temporal implications. Therefore, the concepts of Nachleben and Pathosformel are analyzed from an anthropological and, above all, psychological perspective, concluding that the phantasmatic forms, transmitted by memories, correspond to the structure of a Freudian symptom.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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