Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Maciel Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T16:10:21Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T16:10:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maciel Pereira da. A motivação para aprender no ensino de Geografia: o posicionamento da juventude estudantil em relação às metodologias de ensino em escolas públicas do Gama - DF 2021. 226 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42238 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito desta pesquisa é analisar as metodologias de ensino empregadas nas
aulas de Geografia, com o intuito de identificar aquelas que mais motivam os
estudantes para as aulas, de acordo com o posicionamento da juventude
estudantil, em duas escolas públicas de Ensino Médio na Região Administrativa do
Gama - DF. A nossa suposição é que, ao serem questionados sobre as
metodologias de ensino que mais os motivam para as aulas de Geografia, os
estudantes apontem para aquelas que lhes possibilitam a vivência dos elementos
de suas culturas juvenis que, naturalmente, permitam os mesmos a atuar de forma
protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Outro propósito da presente
investigação é oferecer aos professores de Geografia alguma possibilidade de
ação, com vistas a mitigar o problema relacionado à desmotivação dos estudantes
para as aulas. Para tanto, estruturamos os seguintes fundamentos teóricos:
Geografia Escolar (CAVALCANTI, 2019; CALLAI, 2015; KAERCHER, 2012);
Juventudes (CHAVEIRO, 2011; DAYRELL, 2007); Culturas Juvenis (LIBÂNEO,
2006; PAIS, 2006; MARTINS e CARRANO, 2011); Teoria da Autodeterminação
(RYAN e DECY, 2000a); Práticas Espaciais (CORRÊA, 2000); Abordagem
Socioconstrutivista de Ensino (CAVALCANTI, 1998); Metodologias de Ensino
(LIBÂNEO, 2013). A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, a partir de
questionários semiestruturados e grupos focais aos estudantes da 3a série do
Ensino Médio regular diurno, no ano letivo de 2019. Dentre as principais
conclusões, identificamos seis diferentes modalidades de metodologias de ensino
consideradas motivadoras para as aulas de Geografia, a saber: trabalhos de
campo; seminários; aulas pautadas pelas tecnologias digitais da informação e da
comunicação; aulas expositivas dialógicas; sala de aula invertida e palestras.
Essas possibilitam aos estudantes a vivência de elementos das culturas juvenis e
a promoção das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e
vínculo social, constituindo-se em fatores de motivação para as aulas de
Geografia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A motivação para aprender no ensino de Geografia : o posicionamento da juventude estudantil em relação às metodologias de ensino em escolas públicas do Gama - DF | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias de ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude Estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this research is to analyze the teaching methodologies used in
Geography classes, in order to identify those that most motivate students to the
classes, according to the positioning of student youth, in two public high schools in
the Administrative Region of Gama - DF. Our assumption is that, when asked
about the teaching methodologies that most motivate them for Geography classes,
students point to those that allow them to experience the elements of their youth
cultures that naturally allow them to act from forms a protagonist in the teaching
and learning process. Another purpose of this investigation is to offer Geography
teachers some possibility of action, with a view to mitigating the problem related to
students' lack of motivation for classes. Therefore, we structured the following
theoretical foundations: School Geography (CAVALCANTI, 2019; CALLAI, 2015;
KAERCHER, 2012); Youths (CHAVEIRO, 2011; DAYRELL, 2007); Youth Cultures
(LIBÂNEO, 2006; PAIS, 2006; MARTINS and CARRANO, 2011); Self-
Determination Theory (RYAN and DECY, 2000a); Spatial Practices (CORRÊA,
2000); Socio-constructivist Approach to Teaching (CAVALCANTI, 1998); Teaching
Methodologies (LIBÂNEO, 2013). The methodology used has a qualitative
approach, based on semi-structured questionnaires and focus groups for students
in the 3rd grade of regular daytime High School, in the 2019 school year. Among
the main conclusions, we identified six different types of teaching methodologies
considered motivating for Geography classes, namely: fieldwork; seminars; classes
guided by digital information and communication technologies; dialogic expository
classes; inverted classroom and lectures. These enable students to experience
elements of youth cultures and promote the basic psychological needs of
autonomy, competence and social bond, constituting motivational factors for
Geography classes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|