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Título: A literatura como ferramenta estética e ética diante de realidades antidemocráticas e distópicas
Autor(es): Silva, Carlos Wender Sousa
Orientador(es): Dalcastagnè, Regina
Assunto: Literatura brasileira contemporânea
Autoritarismo
Distopia
Violência
Democracia
Data de publicação: 4-Nov-2021
Referência: SILVA, Carlos Wender Sousa. A literatura como ferramenta estética e ética diante de realidades antidemocráticas e distópicas. 2021. 228 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação reflete sobre um conjunto de romances da literatura brasileira contemporânea publicado entre 2017 e 2021. Os elementos analisados nas narrativas dizem respeito à presença ou ascensão de movimentos e atores autoritários, reacionários e fundamentalistas. Assim, a partir da representação literária de usos e práticas de diferentes violências e formas de dominação, controle e exclusão, manifestações presentes no corpus literário deste estudo e na realidade que se impõe, busca-se compreender algumas das possibilidades de leituras, deslocamentos e apreensões da literatura diante do movimento histórico e político atual. Parte-se, então, da hipótese de que o recorte literário estudado adota duas dimensões possíveis da produção artística em geral: estética, compreendida pelos próprios elementos textuais e estilísticos da criação literária, e ética, evidenciada por meio da postura que cada romance adota face ao quadro sócio-histórico e político na contemporaneidade. No primeiro capítulo, após uma análise crítica em torno de algumas implicações e desdobramentos do Estado democrático de direito, discute-se os romances A idade de ouro do Brasil (2019), de João Silvério Trevisan, e Os dias da crise (2019), de Jerônimo Teixeira. No segundo capítulo, a partir do romance A nova ordem (2019), de B. Kucinski, esses movimentos antidemocráticos, reacionários e fundamentalistas são investigados sob a ótica da representação literária. No terceiro capítulo, analisa-se algumas das possíveis relações entre o gênero literário distopia e a realidade presente por meio de quatro romances: A nova ordem (2019), de B. Kucinski, Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela (2018), de Ignácio de Loyola Brandão, A morte e o meteoro (2019), de Joca Reiners Terron, e Sob os pés, meu corpo inteiro (2018), de Marcia Tiburi. No quarto capítulo, investiga-se as representações do ódio e da violência nos romances Gog Magog (2017), de Patrícia Melo, e Solução de dois Estados (2020), de Michel Laub, e as relações entre literatura, pandemia e extermínio nas obras O riso dos ratos (2021), de Joca Reiners Terron, e O último gozo do mundo (2021), de Bernardo Carvalho. Por fim, no último capítulo, defende-se a ocupação dos espaços de representação e a constituição de afetos biopolíticos como forma de responder à realidade concreta distópica e autoritária. Para isso, são explorados a narrativa A ocupação (2019), de Julián Fuks, e Um poema (2018), de Micheliny Verunschk. A título de conclusão, a linguagem é definida como potência e como um convite para a organização de frentes de resistência diante desse cenário.
Abstract: This master’s thesis reflects on a set of novels of contemporary Brazilian literature published between 2017 and 2021. The elements analyzed in the narratives relate to the presence or rise of authoritarian, reactionary, and fundamentalist movements and actors. Thus, based on the literary representation of uses and practices of different forms of violence and domination, control and exclusion, manifestations present in the literary corpus of this study and in the reality that is imposed, it seeks to understand some of the possibilities of readings, displacements and apprehensions of literature in the face of the current historical and political movement. So, based on the hypothesis that the studied literary clipping adopts two possible dimensions of artistic production in general: aesthetics, understood by the proper textual and stylistic elements of literary creation, and ethics, evidenced by the posture that each novel adopts towards the socio-historical and political framework in contemporaneity. In the first chapter, after a critical analysis around some implications and developments of the democratic rule of law, the novels A idade de ouro do Brasil (2019), by João Silvério Trevisan, and Os dias da crise (2019), by Jerônimo Teixeira, are discussed. In the second chapter, from the novel, A nova ordem (2019), by B. Kucinski, these anti-democratic, reactionary, and fundamentalist movements are investigated from the perspective of literary representation. In the third chapter, some of the possible relations between the literary genre dystopia and the present reality are analyzed through four novels: A nova ordem (2019), by B. Kucinski, Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela (2018), by Ignacio de Loyola Brandão, A morte e o meteoro (2019), by Joca Reiners Terron, and Sob os pés, meu corpo inteiro (2018), by Marcia Tiburi. The fourth chapter investigates the representations of hatred and violence in the novels Gog Magog (2017), by Patrícia Melo, and Solução de dois Estados (2020), by Michel Laub, and the relations between literature, pandemic and extermination in the works O riso dos ratos (2021), by Joca Reiners Terron, and O último gozo do mundo (2021), by Bernardo Carvalho. Finally, in the last chapter, the occupation of spaces of representation and the constitution of biopolitical affections are defended as a way of responding to the concrete dystopian and authoritarian reality. For this are explored the narrative: A ocupação (2019), by Julián Fuks, and Um poema (2018), by Micheliny Verunschk. In conclusion, language is defined as a power and as an invitation to organize fronts of resistance in face of this scenario.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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