Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Sandes, Joana Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T21:07:20Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T21:07:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SANDES, Joana Pereira. Autonomia intelectual na resolução de situações -problema no contexto de jogo: uma investigação com crianças da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental. 2021. 326 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42314 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as questões ligadas à autonomia
intelectual infantil com foco na área do ensino e da aprendizagem em Matemática.
Buscou-se responder às questões: é possível a criança aprimorar sua autonomia
intelectual ao solucionar situações-problema no contexto de jogo? A realização das
atividades/tarefas propostas pelas professoras e pela pesquisadora contribuíram para
o aprimoramento da autonomia intelectual das crianças? Os objetivos específicos
foram: compreender em que medida as produções científico-acadêmicas discutiram e
contribuíram com os estudos da autonomia intelectual infantil em Matemática; verificar
as relações entre a proposição de situações-problema no contexto de jogo, o
aprimoramento da autonomia intelectual da criança e a aprendizagem matemática
(construção do conceito de número); apresentar as contribuições do desenvolvimento
da pesquisa para a formação continuada das professoras. Este trabalho foi elaborado
de forma híbrida (formato multipaper/tradicional) e está dividido em três eixos de
análise, que constituem os artigos desta tese. O primeiro artigo, cuja metodologia foi
a revisão sistemática da literatura, objetivou compreender em que medida as
produções científico-acadêmicas discutiram e colaboraram com os estudos referentes
à autonomia intelectual infantil em Matemática. No segundo artigo, o objetivo central
foi investigar se é possível a criança aprimorar sua autonomia intelectual em
Matemática ao solucionar situações-problema no contexto de jogo e, se tais
resoluções poderiam colaborar com a construção do conceito de número pelos
estudantes. A pesquisa utilizada foi qualitativa do tipo explicativa, com a pesquisaação, o estudo de caso e a pesquisa etnográfica como procedimentos. Para a
construção das informações, empregou-se a observação de atividades pedagógicas,
a observação participante e o diário de campo. As informações foram analisadas com
base na análise de conteúdo baseada em Bardin (2009). O terceiro artigo, de
abordagem qualitativa e exploratória, teve como objetivo analisar se a realização das
atividades/tarefas propostas pelas professoras e pela pesquisadora contribuíram para
a construção da autonomia intelectual das crianças. Quanto aos procedimentos,
contou-se com as pesquisas de campo e na perspectiva colaborativa. Com a
observação participante em sala de aula, o grupo focal com as professoras e o
questionário direcionado às docentes se constituiu as informações. Foi utilizada a
análise de conteúdo (BARDIN, 2009) para a apreciação das respostas/relatos
coletados pelo grupo focal. Os resultados da pesquisa apontaram um número
reduzido de produções científico-acadêmicas que relacionam a autonomia intelectual
infantil à Educação Matemática e lacunas quanto às estratégias pedagógicas que
favorecem o desenvolvimento da autonomia intelectual infantil em Matemática, em
particular, àquelas com caráter lúdico. Verificou-se produções que reconhecem a
importância da participação da escola na constituição de indivíduos autônomos no que
se refere à Matemática, que as crianças de fato aprimoraram sua autonomia
intelectual ao solucionarem situações-problema no contexto de jogo, sobretudo, nas
atividades coletivas, com indícios da construção do conceito de número; e que as
práticas pedagógicas colaboraram para o aprimoramento da autonomia intelectual das
crianças. Conclui-se que houve efeitos positivos da pesquisa na perspectiva
colaborativa quanto à aprendizagem de conceitos matemáticos pelas professoras,
possibilitando mudanças nas práticas e novos direcionamentos para o seu fazer
pedagógico. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Autonomia intelectual na resolução de situações -problema no contexto de jogo : uma investigação com crianças da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resoluções de situações-problema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this research was to investigate issues related to children's
intellectual autonomy focusing on the area of teaching and learning in mathematics. It
sought to answer the questions: is it possible for children to improve their intellectual
autonomy when solving problem situations in the context of playing games? Did the
performance of the activities/tasks proposed by the teachers and the researcher
contribute to the improvement of the children's intellectual autonomy? The specific
objectives were: to understand to what extent the scientific-academic productions
discussed and contributed to the studies of children's intellectual autonomy in
mathematics; to verify the relations between the proposition of problem situations in
the context of playing games, the improvement of children's intellectual autonomy and
mathematical learning (construction of the number concept); to present the
contributions of the research development to the teachers' continuing education. This
work was written in hybrid form (multipaper/traditional format) and is divided into three
axes of analysis, which constitute the articles of this thesis. The first article, whose
methodology was the systematic literature review, aimed to understand to what extent
the scientific-academic productions discussed and collaborated with the studies
referring to children's intellectual autonomy in mathematics. In the second article, the
main objective was to investigate whether it is possible for children to improve their
intellectual autonomy in mathematics by solving problem situations in the context of
playing games, and whether such resolutions could contribute to the construction of
the concept of number by students. For the qualitative study of explanatory type it was
used the action research, the case study and the ethnographic research as
methodological procedures. To construct the information, we used observation of
pedagogical activities, participant observation, and a field diary. The information was
analyzed using content analysis based on Bardin (2009). The third article, of qualitative
and exploratory approach, aimed to analyze whether the realization of the
activities/tasks proposed by the teachers and the researcher contributed to the
construction of the children's intellectual autonomy. As for the procedures, it relied on
field research and the collaborative perspective. With the participant observation in the
classroom, the focal group with the teachers and the questionnaire directed to them,
the information was constituted. The content analysis (BARDIN, 2009) was used to
evaluate the answers/reports collected by the focus group. The results of the research
indicated a reduced number of scientific-academic productions that relate children's
intellectual autonomy to Mathematics Education and gaps regarding the pedagogical
strategies that favor the development of children's intellectual autonomy in
mathematics, particularly those with a playful character. We verified productions that
recognize the importance of the school's participation in the constitution of autonomous
individuals with respect to mathematics, that the children in fact improved their
intellectual autonomy when solving problem situations in the context of playing games,
especially in collective activities, with evidence of the construction of the number
concept; and that the pedagogical practices contributed to the improvement of the
children's intellectual autonomy. We conclude that there were positive effects of the
research from a collaborative perspective regarding the teachers' learning of
mathematical concepts, enabling changes in their practices and new directions for their
pedagogical work | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El objetivo principal de esta investigación fue investigar cuestiones relacionadas con
la autonomía intelectual de los niños, centrándose en el ámbito de la enseñanza y el
aprendizaje de las matemáticas. Se pretendía responder a las preguntas: ¿es posible
que los niños mejoren su autonomía intelectual al resolver situaciones problema en el
contexto de los juegos? ¿La realización de las actividades/tareas propuestas por las
maestras y la investigadora contribuyó a la mejora de la autonomía intelectual de los
niños? Los objetivos específicos fueron: comprender en qué medida las producciones
científico-académicas discutieron y contribuyeron a los estudios de la autonomía
intelectual de los niños en matemáticas; verificar las relaciones entre el planteamiento
de situaciones problema en el contexto del juego, la mejora de la autonomía intelectual
de los niños y el aprendizaje matemático (construcción del concepto de número);
presentar las contribuciones del desarrollo de la investigación a la formación continua
de las maestras. Este trabajo se há redactado em forma híbrida (formato
multipaper/tradicional) y se dividió en tres ejes de análisis, que constituyen los
artículos de esta tesis. El primer artículo, cuya metodología fue la revisión sistemática
de la literatura, tuvo como objetivo comprender en qué medida las producciones
científico-académicas discutieron y colaboraron con los estudios referidos a la
autonomía intelectual de los niños en las matemáticas. En el segundo artículo, el
objetivo principal fue investigar si es posible que los niños mejoren su autonomía
intelectual em las matemáticas mediante la resolución de situaciones problema en el
contexto de los juegos, y si tales resoluciones podrían contribuir a la construcción del
concepto de número por parte de los alumnos. Para el estudio cualitativo de tipo
explicativo se utilizó la investigación-acción, el estudio de casos y la investigación
etnográfica como procedimientos metodológicos. Para la construcción de la
información se utilizó la observación de actividades pedagógicas, la observación
participante y un diario de campo. La información se analizó mediante un análisis de
contenido basado en Bardin (2009). El tercer artículo, de enfoque cualitativo y
exploratorio, tuvo como objetivo analizar si la realización de las actividades/tareas
propuestas por las maestras y la investigadora contribuyó a la construcción de la
autonomía intelectual de los niños. En cuanto a los procedimientos, se basó en la
investigación de campo y en la perspectiva colaborativa. Con la observación
participante en el aula, el grupo focal con las maestras y el cuestionario dirigido a ellas,
se constituyó la información. Se utilizó el análisis de contenido (BARDIN, 2009) para
evaluar las respuestas/informes recogidas por el grupo focal. Los resultados de la
investigación indicaron un número reducido de producciones científico-académicas
que relacionan la autonomía intelectual de los niños con la Educación Matemática y
lagunas en cuanto a las estrategias pedagógicas que favorecen el desarrollo de la
autonomía intelectual de los niños en las matemáticas, particularmente las de carácter
lúdico. Verificamos producciones que reconocen la importancia de la participación de
la escuela en la constitución de individuos autónomos con respecto a las matemáticas,
que los niños efectivamente mejoraron su autonomía intelectual al resolver situaciones
problemas en el contexto del juego, especialmente en las actividades colectivas, con
evidencia de la construcción del concepto de número; y que las prácticas pedagógicas
contribuyeron a la mejora de la autonomía intelectual de los niños. Concluimos que
hubo efectos positivos de la investigación desde una perspectiva colaborativa en el
aprendizaje de conceptos matemáticos por parte de las maestras, posibilitando
cambios en sus prácticas y nuevas orientaciones para su trabajo pedagógico | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|