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Título: Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
Autor(es): Dias, Romar Souza
Orientador(es): Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Assunto: Discurso
Ideologia
Classe
Raça
Práticas pedagógicas
Data de publicação: 22-Nov-2021
Referência: DIAS, Romar Souza. Ensino de inglês no contexto superior: analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica. 2021. 238 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como escopo central compreender a forma como discursos e ideologias, veiculados nas aulas de inglês, no contexto de ensino superior, influenciam a prática pedagógica de professores dessa língua. O estudo defende a tese de “os discursos e as ideologias presentes nas aulas de inglês do contexto superior apresentam estereótipos identitários que se configuram como empecilhos ao processo de ensino de inglês quando se considera a raça e a classe daqueles que dessa língua desejam apropriar-se”. Para alcançar essa tese, foram aplicados questionários aos colaboradores deste estudo, alunos e professores; algumas das aulas dos professores colaboradores foram observadas e a coleção do livro didático Top Notch foi analisada, por ser adotada na instituição de ensino superior, locus desta pesquisa. O corpus é analisado para contemplar o objetivo geral, compreender a forma como o discurso e as ideologias veiculados nas aulas de inglês observadas influenciam a prática pedagógica dos professores colaboradores, seguido de três objetivos específicos, a saber: identificar estereótipos identitários de classe e de raça nos livros didáticos selecionados e analisar como esses estereótipos são apresentados; explicar a maneira como as ideologias e os discursos presentes nas aulas de inglês influenciam a prática pedagógica dos professores colaboradores e; analisar as identidades dos atores colaboradores com o intuito de percebê-las e problematizá-las em relação ao processo de ensino de inglês. Para tanto, os conceitos de Análise de Discurso Crítica, de Identidades e de Ideologia são abordados. A metodologia é qualitativa e as categorias de análise são aquelas propostas por Fairclough (2003) e por Thompson (1995). Os resultados mostram que os discursos e as ideologias, ao permear o discurso do livro didático, influenciam a prática pedagógica dos professores colaboradores, dificultando, dessa forma, o processo de aprendizagem de inglês de alunos negros, uma vez que os padrões linguísticos e culturais apresentados, ao contemplar majoritariamente as narrativas da hegemonia racial branca, excluem as outras variantes desse processo.
Abstract: This research has as central scope to understand how discourses and ideologies, conveyed in English classes in the context of higher education, influence the pedagogical practice of professors of this language. The study defends the thesis that “the discourses and ideologies present in English classes in the higher education context present identity stereotypes that are configured as obstacles to the English teaching process when considering the race and the class of those who wish to master this language”. To reach this thesis, questionnaires were applied to the collaborators of this study, students and professors; some of the classes of the collaborating professors were observed and the Top Notch textbook collection was analyzed, as it is adopted in the higher institution, locus of the research. The corpus is analyzed to contemplate the general objective, to understand how the discourse and ideologies conveyed in the observed English classes influence the pedagogical practice of the collaborating professors, which is followed by three specific objectives, namely: 1) to identify stereotypes of class and race in the selected textbooks and to analyze how these stereotypes are presented; 2) to explain how the ideologies and discourses present in English classes influence the pedagogical practice of the collaborating professors and; 3) to analyze the identities of the collaborating actors in order to understand and discuss them in relation to to English teaching process. Therefore, the concepts of Critical Discourses Analysis, Identity and ideology are approached. The methodology is qualitative and the analytical categories are those proposed by Fairclough (2003) and by Thompson (1995). The results show that discourses and ideologies, by permeating the textbook discourse, influence the pedagogical practice of the collaborating professors, hindering, in this way, the English learning process of black students, once the linguistic and cultural patterns presented, by mainly contemplating the narratives of the white hegemony, exclude the other variants of this process.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Programa de Apoio à Capacitação Docente (PAC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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