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dc.contributor.advisorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorBitencourt, Fernando Dilmar-
dc.date.accessioned2010-04-15T17:55:17Z-
dc.date.available2010-04-15T17:55:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationBITENCOURT, Fernando Dilmar. A educação profissional e técnica de nível médio e o desenvolvimento local/regional: um estudo sobre a inserção da escola agrotécnica federal de Sombrio na microrregião do extremo sul catarinense. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4239-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.en
dc.description.abstractNas últimas décadas o debate sobre desenvolvimento vem se intensificando, pois os modelos implementados tornaram-se inadequados. Uma nova visão emergiu recentemente calcada no desenvolvimento sustentável. Neste contexto, também o espaço rural, o local/regional, ganha relevância no Brasil e começa a tomar novos contornos para adequar-se à conjuntura que ora se apresenta. Observa-se igualmente que, ao longo dos anos, o ensino profissional vem se tornando cada vez mais estratégico para o desenvolvimento socioeconômico do país, principalmente se considerarmos o atraso tecnológico de diversos setores da economia e de muitas regiões. O presente trabalho tem como propósito compreender a participação do ensino técnico profissional de nível médio no desenvolvimento local/regional. Mais especificamente, estuda a inserção da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio na dinâmica do desenvolvimento da microrregião Extremo Sul Catarinense, através da oferta do curso Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária, visto que a referida região, considerada uma das mais pobres do Estado, tem sua economia fundamentada no setor agrícola. Para se compreender esta inserção se fez necessário ouvir os dirigentes das quatro maiores empresas do setor agropecuário da região, das quais duas são cooperativas e uma pública, bem como egressos do curso agropecuário da Escola, tanto os que trabalham nessas empresas em sua área de formação, como também aqueles que retornaram as suas propriedades e hoje são agricultores. Observa-se com esta pesquisa a importância do ensino técnico-agrícola para a microrregião, a contribuição deste para o setor agropecuário, colocando no mercado a grande maioria dos técnicos que prestam assistência técnica ao produtor rural, o que vem possibilitando nos últimos anos a qualificação destes agricultores. Verificou-se também que esta inserção poderia ser potencializada, se a instituição estivesse mais próxima das empresas e da comunidade, o que permitiria uma leitura mais apurada da realidade e consequentemente das necessidades do espaço onde está inserida. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn recent decades the debate on development has been intensified, because the model implemented has become inadequate. Recently emerged a new vision based on sustainable development. In this context, also the rural areas, the local / regional gains relevance in our country and begins to take new shape, to adapt to the situation that now presents itself. It is also noted that over the years vocational education has become increasingly strategic for the country's socioeconomic development, especially considering the technological backwardness of many sectors of the economy, and in many regions. Looking a little further understand this relationship, this work is to understand the participation of professional technical education at the secondary level in the regional / local development, specifically studying the integration of the Escola Agrotécnica Federal de Sombrio in the dynamic development of the Extreme South of Santa Catarina microregion, its region of coverage, by offering the course with Agricultural Technical Empowerment in Agriculture, because the region has its economy based on agriculture is considered one of the poorest in the state. In order to understand this integration was necessary to hear the leaders of the four largest companies in the agricultural sector in the region, three individuals, two of which are cooperatives and one public, and of course agricultural graduates of the School who work in these businesses in their area of training and also those who returned their property and now are farmers. There is a search with the importance of technical education for the agricultural micro contribution to the agricultural sector, making the market the majority of the technicians who provide technical assistance to rural producers, which has in recent years allowing the classification of these farmers. It also appeared that this insertion could be stronger if the institution is closer to the business and the community, which would allow a more accurate reading of reality and therefore the needs of the area where it is inserted.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA educação profissional e técnica de nível médio e o desenvolvimento local/regional : um estudo sobre a inserção da escola agrotécnica federal de Sombrio na microrregião do extremo sul catarinenseen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento ruralen
dc.subject.keywordEnsino agrícolaen
dc.subject.keywordEnsino profissionalen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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