Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42429
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThayanaSilvaBezerraGuimaraes.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Junior, Augusto Rodrigues da-
dc.contributor.authorGuimarães, Thayana Silva Bezerra-
dc.date.accessioned2021-11-24T20:26:34Z-
dc.date.available2021-11-24T20:26:34Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.date.submitted2021-08-20-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Thayana Silva Bezerra. A criptagrafia de Edgar Allan Poe: escrita de morte em A Queda da Casa de Usher. 2021. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42429-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a analisar o conto A Queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe, considerando o conto em sua “unidade imaginativa”, aliando a visão de Gaston Bachelard (1993) à de Julio Cortázar (2006). Sob uma perspectiva tanatográfica (SILVA JUNIOR, 2008, 2014), faremos uma imersão no grotesco, considerando o seu caráter abismal (KAYSER, 2013) e a sua relação com o sublime (HUGO, 2014). O objetivo é mostrar como a construção verticalizada do conto torna-se uma criptagrafia, na medida em que alia o enigma da própria escrita com a narrativa. A partir do conceito de “metalinguagem analógica” (PIGNATARI, 2004), faremos o levantamento de cada componente da “máquina literária” de Poe, analisando o comportamento e as auras que envolvem os personagens. Com base nos estudos de Freud sobre o infamiliar e a melancolia, buscamos compreender a relação de analogia e similaridade que eles mantêm com a Casa e com as expressões artísticas presentes nela. Ao final, traremos algumas reflexões de Walter Benjamin, como o conceito de aura e a postura diante da obra de arte, para enfim chegar nos rastros de Madeline e na obra do pintor Johann Heinrich Füssli (Fuseli), citado pelo narrador no conto. Partimos da escrita de Poe, em si mesma enigmática, e nos direcionamos verticalmente buscando três elementos-chave dessa tanatografia criptagráfica (SILVA JUNIOR, 2014): a natureza, a Casa e a expressão artística.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA criptagrafia de Edgar Allan Poe : escrita de morte em A Queda da Casa de Usherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPoe, Edgar Allan, 1809-1849 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordTanatografiapt_BR
dc.subject.keywordNarrativapt_BR
dc.subject.keywordGrotescopt_BR
dc.subject.keywordMetalinguagenspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis proposes an analyse of The Fall of The House of Usher, a short story by Edgar Allan Poe, considering the short story in its “imaginative unity”, combining the vision of Gaston Bachelard (1993) and Julio Cortázar (2006). From a thanatographic perspective (SILVA JUNIOR, 2008, 2014), we will study the grotesque, considering its abysmal character (KAYSER, 2013) and its connexion with the sublime (HUGO, 2014). The objective is to reveal how the short story’s vertical composition becomes a cryptagraphy, as it combines the enigma of writing with the narrative. From the concept of “analog metalanguage” (PIGNATARI, 2004), we will survey each component of Poe's “literary machine”, analysing the behaviour and auras surrounding the characters. Based on Freud's studies on the unfamiliar and melancholia, we seek to understand the analogy and similarity relation they maintain with the House and with the artistic expressions present in it. At the end, we will bring some reflections by Walter Benjamin, such as the concept of aura and the posture in front of the artwork, to finally get Madeline traces and the work of the painter Johann Heinrich Füssli (Fuseli), mentioned by the narrator in the story. We start from Poe's writing, which is enigmatic, and we head vertically looking for three key elements of this cryptographic thanatography (SILVA JUNIOR, 2014): the nature, the House and the artistic expression.pt_BR
dc.contributor.emailthayana.lp@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.