Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4246
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LeticiadeAlmeidaAraujo.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillas Boas, Benigna Maria de Freitas-
dc.contributor.authorAraújo, Leticia de Almeida-
dc.date.accessioned2010-04-15T18:28:31Z-
dc.date.available2010-04-15T18:28:31Z-
dc.date.issued2009-03-
dc.date.submitted2009-03-
dc.identifier.citationARAÚJO, Leticia de Almeida. A avaliação NA escola: um olhar além da sala de aula. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4246-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.en
dc.description.abstractO presente estudo consistiu em analisar a avaliação além da sala de aula, isto é, NA escola. Para isso foi conduzida uma pesquisa qualitativa em uma instituição pública de educação básica, no Distrito Federal. Como objetivo geral, buscou-se compreender a dinâmica avaliativa adotada por uma escola que atende crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos consistiram em: analisar a concepção de avaliação anunciada no Projeto Político-Pedagógico e a praticada pela escola; identificar e analisar quem são os avaliadores e os avaliados na escola; analisar como a escola utiliza os resultados obtidos da avaliação; pesquisar a participação do gestor nas práticas avaliativas da escola; analisar as práticas avaliativas de uma turma de 1 ano do ensino fundamental; examinar como a escola utiliza os resultados obtidos da avaliação externa. Procedeu-se a análise dos seguintes documentos: o projeto político-pedagógico; o regimento escolar; as pautas de reuniões de pais, de coordenações pedagógicas e; os relatórios individuais dos alunos. Além disso, foram realizadas entrevistas com as diretoras, a coordenadora pedagógica, a professora da turma de 1 ano, o secretário escolar e o auxiliar de portaria, assim como foi aplicado um questionário aos pais das crianças da turma observada. Com as crianças foi desenvolvido grupo focal. Constatou-se que a dinâmica avaliativa NA escola caminhava mais para uma perspectiva classificatória do que formativa. Inexistia articulação entre os diferentes setores da escola, de modo que pudesse contribuir para o desenvolvimento de reflexões coletivas sobre as práticas avaliativas NA escola como um todo. Percebeu-se a presença da avaliação informal de maneira desencorajadora tanto para os estudantes como para seus pais. Em relação à utilização dos resultados obtidos das avaliações externas e internas, observou-se forte ênfase aos objetivos das políticas públicas; a avaliação Na escola não tinha como meta central a aprendizagem. Como conclusão, o estudo aponta o desafio de construir NA escola um projeto que integre e repense a avaliação como um processo que envolva a sua dinâmica, confrontando todas as situações que possibilitem mudanças e avanços no cotidiano escolar. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research study consisted of analyzing evaluation beyond the classroom, i.e. AT the school. For that purpose, a qualitative research study was conducted at a Federal Districtpublic system elementary school. The general objective aimed at was to understand the evaluation dynamics used by a school that attends to children in the first years of elementary school. The specific objectives consisted of: analyzing the conception of evaluation announced in the Political-Pedagogical Project in view of the one put into practice by the school; identifying and examining the characteristics of the evaluators and those of the evaluees at the school; assessing how the school uses the results obtained from the evaluation; researching on the managers participation in the schools evaluation practices; analyzing the evaluation practices of a 1st grade class; examining how the school uses the results obtained from the external evaluation. The perusal of the following documents was carried out: the political-pedagogical Project; the schools by-laws; the agendas of parents meetings, the pedagogical orientation records and, the individual student reports. In addition, interviews were held with the principals, the pedagogical coordinator, the 1st grade class teacher , the school secretary and the doorman. Also, a questionnaire was answered by those specific childrens parents and a focal group strategy was used with the children. It was perceived that the evaluation dynamics used AT the school led towards a classifying rather than a formative perspective. There was no articulation amongst the several different sectors of the school, so that a contribution to the development of collective reflection on the evaluation practices AT the school, in general, might arise. The presence of informal evaluation was perceived, with discouraging effects both for the students and for their parents. With regard to the utilization of the results obtained from the external and internal evaluations, it was observed that the objectives of public policies were strongly emphasized; learning was not the major goal of the evaluation AT the school. In conclusion, the study shows the challenge of constructing AT the school a Project that will integrate and rethink evaluation as a process that will involve its dynamics, coping with all situations that may allow for changes and progress to occur in the daily school life.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA avaliação NA escola : um olhar além da sala de aulaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.description2Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre.en
dc.subject.keywordAvaliação educacional - escolasen
dc.subject.keywordSociologia educacional - escolasen
dc.subject.keywordRendimento escolar - avaliaçãoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.