Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Fonseca de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Denise Bomtempo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T00:41:08Z | - |
dc.date.available | 2021-11-30T00:41:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Denise Bomtempo de. O uso de tarefas no ensino de inglês como língua estrangeira sob a perspectiva da Teoria da Complexidade: um estudo de caso. 2021. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42477 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda os estudos teóricos sobre a Teoria da Complexidade (TC) e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), assim como o uso de tarefas concomitante ao livro didático voltado ao ensino de inglês como língua estrangeira, por meio da análise da proposição e execução de uma tarefa em uma turma de nível intermediário de inglês no Centro Interescolar
de Línguas de Taguatinga, DF, com o fim de verificar o papel das tarefas pedagógicas na comunicação em sala de aula e sua contribuição para o desenvolvimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira e para o processo de ensino/aprendizagem na perspectiva da Teoria da Complexidade. Segundo teóricos como Willis (1996, 2009), Prabhu (1987, 1990) e Nunan (1989,
1991, 2001, 2004), a proposta do ELBT é estimular os aprendizes a participar das mais diversas situações comunicativas na língua meta de maneira consciente, opinativa e criativa em diferentes contextos e situações a partir de sua vivência. De acordo com a literatura sobre o assunto, esta é uma forma de ensino que promove a comunicação e a interação no ambiente escolar e possibilita que outras práticas possam permear as aulas para ajudar na diversificação e exercício de diferentes estruturas gramaticais, comunicacionais e práticas socioculturais em sala de aula. A fim de contemplar algumas formas de aprender e ensinar e favorecer ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, a presente pesquisa observou, por meio de um estudo de caso, a aplicação de uma tarefa concomitante ao uso do livro didático. Como forma de apoio, esta pesquisa fundamenta-se, principalmente, na Teoria da Complexidade sob a ótica de estudos apresentados pelo filósofo Morin (1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2005), nos Sistemas Dinâmicos Adaptativos Complexos de acordo com Larsen-Freeman (1986, 1997, 2000, 2002, 2007, 2008, 2011, 2013) e na Abordagem Complexa apresentada por Paiva (2002, 2005, 2006, 2008, 2009, 2011, 2019). Além disso, esta pesquisa procura ir ao encontro das perspectivas descritas nas Diretrizes Pedagógicas dos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal documentadas em 2019 que vislumbram o desenvolvimento global do aprendiz de línguas estrangeiras no referido contexto. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso de tarefas no ensino de inglês como língua estrangeira sob a perspectiva da Teoria da Complexidade : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da complexidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper addresses the theoretical studies on Complexity Theory (TC) and Task -Based Language Teaching (TBLT), as well as the use of tasks concomitant with the textbook aimed at teaching English as a foreign language. Through the analysis of the proposition and execution of a task in an intermediate-level English class at the Taguatinga Language Center, in order to verify
the role of pedagogical tasks in classroom communication and their contribution to the development of the English as a foreign language learner and to the teaching/learning process from the perspective of Complexity Theory. According to theorists such as Willis (1996, 2009), Prabhu (1987, 1990) and Nunan (1989, 1991, 2001, 2004), TBLT's proposal is to encourage learners to participate in the most diverse communicative situations in the additional language in a conscious, opinionated and creative way in different contexts and situations from their experience. According to the literature on the subject, this form of teaching promotes
communication and interaction in the school environment and enables other practices to permeate classes to help diversify and exercise different grammatical, communicational structures and sociocultural practices in the classroom. For that matter, this research ob served, through a case study, the application of a task concomitant to the use of the textbook, in order to contemplate some ways of learning and teaching and further favor the teaching -learning process. As a form of support, this research is based mainly on the Theory of Complexity from the perspective of studies presented by the philosopher Morin (1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2005), in Complex Adaptive Dynamic Systems according to Larsen-Freeman (1986, 1997, 2000, 2002, 2007, 2008, 2011, 2013). As well as in the Complex Approach presented by Paiva (2002, 2005, 2006, 2008, 2009, 2011, 2019). In addition, this research seeks to meet the perspectives described in the Pedagogical Guidelines of the Language Centers of Distrito Federal documented in 2019 that envision the global development of foreign language learners in this context. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|