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dc.contributor.advisorGomes, André Luís-
dc.contributor.authorOliveira, André Luis de-
dc.date.accessioned2021-11-30T01:00:58Z-
dc.date.available2021-11-30T01:00:58Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.date.submitted2021-09-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, André Luis de. Diatribe de amor: realismo trágico no teatro de Gabriel García Márquez. 2021. 235 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42480-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute aspectos da literatura dramática no que se refere às origens do texto escrito para o teatro, os gêneros sério-cômico e as formas do monólogo e do teatro político do século XX, a partir da peça Diatriba de amor de contra un hombre sentado, escrita pelo autor colombiano Gabriel García Márquez que teve estreia em Buenos Aires em 1988. Ao reconhecer características do trágico e do satírico como métodos compositivos da peça que ora analiso e ao pensar na materialidade do gênero dramático, ou seja, um texto escrito para ser posto em cena ante uma plateia, verifico a representação de uma força performativa, revolucionária e, nesse caso específico, feminina contra a ordem burguesa vigente e a sociedade patriarcal e dividida em classes. Com vistas a uma maior contextualização, apresento minha tradução para o texto integral da obra e, em seguida, desenvolvo um estudo sobre os gêneros sério-cômicos, de onde nascem a diatribe e o monólogo; discuto o aspecto revolucionário das sátiras e das tragédias e estabeleço uma comparação entre a protagonista da peça, Graciela Jaraiz de la Vera, e a personagem Fernanda del Carpio, de Cien años de soledad, a fim de observar como o discurso alcança, pela forma do teatro, um sentido muito mais político que no romance. Para fundamentar essa leitura, utilizo os textos teóricos de Georg Friedrich Hegel, György Lukács, Raymond Williams, Mikhail Bakhtin, Peter Szondi, Patrice Pavis, Hans-Thyes Lehmman e Anatol Rosenfeld, entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiatribe de amor : realismo trágico no teatro de Gabriel García Márquezpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTeatro (Literatura)pt_BR
dc.subject.keywordGarcía Márquez, Gabriel, 1928- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordTragédiapt_BR
dc.subject.keywordSátirapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRamírez Sierra, Hugo Hernán-
dc.description.abstract1This work discusses aspects of dramatic literature regarding to the origins of the text written for the stage, the serious-comic genres and the forms of monologue and political theater of the twentieth century. Starting from the play Diatriba de amor de contra un hombre sentado, written by the Colombian author Gabriel García Márquez and debuted in Buenos Aires, in 1988, I recognize tragic and satirical characteristics as compositional methods of the piece. Thinking about the materiality of the dramatic genre, which is, a text written to be staged in front of an audience, I verify the representation of a performative, revolutionary and, in this specific case, female force against the ruling bourgeois order and patriarchal society divided into classes. In order to ensure better contextualization, I present my translation to the full text of the play and then develop a study on the serious-comic genres, from which the diatribe and the monologue were born. So, I discuss the revolutionary aspect of satires and tragedies and establish a comparison between the protagonist of the play, Graciela Jaraiz de la Vera, and the character Fernanda del Carpio, from Cien años de soledad, in order to observe how the speech reaches, by the form of the theater, a sense much more political than in the novel. To support this reading, I use the theoretical texts of Georg Friedrich Hegel, György Lukács, Raymond Williams, Mikhail Bakhtin, Peter Szondi, Patrice Pavis, Hans-Thyes Lehmman and Anatol Rosenfeld, between others.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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