Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Claudia Padovesi | - |
dc.contributor.author | Amorim, Anwar Faiz Ahmad | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T17:12:24Z | - |
dc.date.available | 2021-12-01T17:12:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-28 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Anwar Faiz Ahmad. Ferramenta para o ensino de educação ambiental na avaliação ecológica de riachos urbanos. 2021. 62 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42511 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso de aplicativos para equipamentos móveis possibilita a inserção das tecnologias de
informação no contexto da sala de aula, aproximando a realidade dos discentes do conhecimento
acadêmico. Além disso, possibilita a interação dos estudantes com a realidade vivenciada fora
do ambiente escolar, sendo utilizada como ferramenta didática para o ensino de diversas
disciplinas, como a Biologia. Com base nessa linha de pensamento, o presente projeto visou
utilizar o Protocolo de Avaliação Rápida de rios (PAR), adaptado e convertido em um aplicativo
para dispositivos móveis. A proposta apresentada visou a integração de dispositivos móveis
(celulares) na realização de ações práticas sobre ecologia fora da sala de aula ou na sala de
aula durante a disciplina de biologia no ensino médio. O aplicativo foi enviado a estudantes e
professores para um uso teste e avalição de aplicabilidade, por meio de questionário de
formulário Google. Ao todo, foram avaliados 108 usuários, sendo 96 estudantes e 12 docentes,
da rede pública de Imperatriz – MA. Apesar de 69% dos usuários desconhecerem a problemática
ambiental de riachos urbanos, a maioria (82%) se sensibilizou quanto ao tema. O
desenvolvimento deste trabalho com a disponibilização efetiva de aplicativo para celulares
móveis na educação do ensino médio vem agregar valor às atividades desenvolvidas para a
educação ambiental, inclusive por ser um instrumento de fácil uso e replicação. Além disso,
espera-se que este aplicativo auxilie as aulas de biologia, geografia e área afins, e, por
conseguinte, colabore na formação dos estudantes. Tal ferramenta possibilita a vivência dos
estudantes na caracterização da qualidade ambiental de rios urbanos, bem como realização de
debates na escola sobre questões relacionadas à educação ambiental e à qualidade do rio
urbano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ferramenta para o ensino de educação ambiental na avaliação ecológica de riachos urbanos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino da Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integridade de riachos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protocolo de avaliação rápida | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The use of applications for mobile devices enables the insertion of information technologies in the
classroom context, bringing the reality of the students closer to academic knowledge. In addition,
it allows the interaction of students with the reality experienced outside the school environment,
being used as a didactic tool for teaching various subjects, such as Biology. Based on this line of
thought, the present project aimed to use the Rapid River Assessment Protocol (RAP), adapted
and converted into an application for mobile devices. The proposal presented aimed at integrating
mobile devices (cell phones) to carry out practical actions about ecology outside the classroom
or in the classroom during the subject of biology in high school. The application was sent to
students and teachers for a test use and applicability evaluation, by means of a Google form
questionnaire. In all, 108 users were evaluated, being 96 students and 12 teachers, from the
public network of Imperatriz - MA. Although 69% of the users were unaware of the environmental
problems of urban creeks, most (82%) were sensitized to the theme. The development of this
work with the effective availability of application for cell phones in high school education adds
value to the activities developed for environmental education, including for being an instrument
of easy use and replication. Moreover, it is expected that this application will help in the biology,
geography, and related areas, and, consequently, collaborate in the students' education. This tool
allows students to experience the characterization of the environmental quality of urban rivers, as
well as to hold school debates on issues related to environmental education and the quality of the
urban river. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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