Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42554
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarceloToniazzoLissa.pdf12,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Marcos Thadeu Queiroz-
dc.contributor.authorLissa, Marcelo Toniazzo-
dc.date.accessioned2021-12-09T00:56:26Z-
dc.date.available2021-12-09T00:56:26Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.date.submitted2021-09-15-
dc.identifier.citationLISSA, Marcelo Toniazzo. Urbanização e transporte aéreo: um método simplificado para análise de viabilidade da expansão do sítio aeroportuário. 2021.159 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42554-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO sucesso e aumento do transporte aéreo em nível mundial nas últimas décadas fizeram com que aeroportos ao redor do globo se vissem na necessidade de aumentar suas capacidades de processamento de aeronaves, pessoas e cargas, o que demanda mais espaço para novas e melhores facilidades. No Brasil, o sistema aeroportuário foi atualizado, durante as últimas décadas, apenas em grandes centros urbanos e capitais de estado. Aeroportos que floresceram nas décadas de 1950 e 1960 em cidades interioranas foram esquecidos por muitos anos enquanto a malha urbana se expandiu sem que houvesse uma expansão do sítio aeroportuário ou uma contenção urbana de seu entorno. O cenário de crescimento da aviação civil no Brasil desde os anos 2000 fez voltar os olhares para esses aeroportos, mostrando em estudos governamentais que a infraestrutura aeroportuária chegará no limite da capacidade em 10 anos. O presente trabalho exercita a técnica do planejamento para a expansão de sítios aeroportuários na busca de um método que permite a avaliação do ambiente urbano quanto à viabilidade da permanência do aeroporto na posição existente. A aplicação de uma única configuração de sítio referencial para os quatro exemplares da pesquisa, com aeroportos no limite da malha urbana, possibilita comparar os resultados e, assim, avaliar o método proposto. Os resultados mostram a pertinência do método e apontam como fatores determinantes para a viabilidade do sítio existente o tamanho da expansão de área do planejamento e a quantidade de infraestrutura urbana afetada no entorno aeroportuário.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUrbanização e transporte aéreo : um método simplificado para análise de viabilidade da expansão do sítio aeroportuáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAeroportos - planejamentopt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura aeroportuáriapt_BR
dc.subject.keywordExpansão aeroportuáriapt_BR
dc.subject.keywordEntorno aeroportuáriopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento urbanopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The success and increase of air transport worldwide in recent decades have made airports around the globe find themselves in need of increasing their capacity for processing aircraft, passenger, and cargo, which demands more room for new and better facilities. Brazil is also part of this pace of growth in global civil aviation, however the Brazilian airport system has been updated, in recent decades, only in large urban centers and state capitals. Airports that flourished in the 1950s and 1960s in interior towns were forgotten for many years as the urban fabric expanded without an expansion of the airport site or an urban containment of its surroundings. The growth scenario of civil aviation in Brazil since the 2000s has turned eyes to these airports, showing in government studies that the airport infrastructure will reach the limit of capacity in 10 years. The present work exercises the planning technique for the expansion of airport sites in the search for a method that allows the assessment of the urban environment regarding the feasibility of the airport's permanence in the existing position. The application of a single reference site configuration for the four research examples, with airports at the edge of the urban grid, makes it possible to compare the results and, thus, evaluate the proposed method. The results show the relevance of the method and point out as determining factors for the viability of the existing site the size of the planned area expansion and the amount of urban infrastructure around the airport.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.