Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz | - |
dc.contributor.author | Lissa, Marcelo Toniazzo | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T00:56:26Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T00:56:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-15 | - |
dc.identifier.citation | LISSA, Marcelo Toniazzo. Urbanização e transporte aéreo: um método simplificado para análise de viabilidade da expansão do sítio aeroportuário. 2021.159 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42554 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O sucesso e aumento do transporte aéreo em nível mundial nas últimas décadas fizeram com que aeroportos ao redor do globo se vissem na necessidade de aumentar suas capacidades de processamento de aeronaves, pessoas e cargas, o que demanda mais espaço para novas e melhores facilidades. No Brasil, o sistema aeroportuário foi atualizado, durante as últimas décadas, apenas em grandes centros urbanos e capitais de estado. Aeroportos que floresceram nas décadas de 1950 e 1960 em cidades interioranas foram esquecidos por muitos anos enquanto a malha urbana se expandiu sem que houvesse uma expansão do sítio aeroportuário ou uma contenção urbana de seu entorno. O cenário de crescimento da aviação civil no Brasil desde os anos 2000 fez voltar os olhares para esses aeroportos, mostrando em estudos governamentais que a infraestrutura aeroportuária chegará no limite da capacidade em 10 anos. O presente trabalho exercita a técnica do planejamento para a expansão de sítios aeroportuários na busca de um método que permite a avaliação do ambiente urbano quanto à viabilidade da permanência do aeroporto na posição existente. A aplicação de uma única configuração de sítio referencial para os quatro exemplares da pesquisa, com aeroportos no limite da malha urbana, possibilita comparar os resultados e, assim, avaliar o método proposto. Os resultados mostram a pertinência do método e apontam como fatores determinantes para a viabilidade do sítio existente o tamanho da expansão de área do planejamento e a quantidade de infraestrutura urbana afetada no entorno aeroportuário. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Urbanização e transporte aéreo : um método simplificado para análise de viabilidade da expansão do sítio aeroportuário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura aeroportuária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expansão aeroportuária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Entorno aeroportuário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The success and increase of air transport worldwide in recent decades have made airports
around the globe find themselves in need of increasing their capacity for processing aircraft,
passenger, and cargo, which demands more room for new and better facilities. Brazil is also
part of this pace of growth in global civil aviation, however the Brazilian airport system has
been updated, in recent decades, only in large urban centers and state capitals. Airports that
flourished in the 1950s and 1960s in interior towns were forgotten for many years as the urban
fabric expanded without an expansion of the airport site or an urban containment of its
surroundings. The growth scenario of civil aviation in Brazil since the 2000s has turned eyes to
these airports, showing in government studies that the airport infrastructure will reach the
limit of capacity in 10 years.
The present work exercises the planning technique for the expansion of airport sites in the
search for a method that allows the assessment of the urban environment regarding the
feasibility of the airport's permanence in the existing position. The application of a single
reference site configuration for the four research examples, with airports at the edge of the
urban grid, makes it possible to compare the results and, thus, evaluate the proposed method.
The results show the relevance of the method and point out as determining factors for the
viability of the existing site the size of the planned area expansion and the amount of urban
infrastructure around the airport. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|