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Título: G.H. e Quixote : horizontes possíveis
Autor(es): Félix, Eduardo Matos de Paula
E-mail do autor: eduardomatos.unb@gmail.com
Orientador(es): Carvalho, Erivelto da Rocha
Assunto: Lispector, Clarice, 1925-1977 - crítica e interpretação
Metalepse
Dom Quixote (Personagem fictício)
Cervantes Saavedra, Miguel de, 1547-1616 - crítica e interpretação
Romance moderno
Literatura espanhola
Data de publicação: 8-Dez-2021
Referência: FÉLIX, Eduardo Matos de Paula. G.H. e Quixote: horizontes possíveis. 2021. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os romances D. Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector, abordam, literariamente, a autonomia que a representação moderna supõe para si mesma. Essa autonomia pode ser descrita nos termos de uma diferença essencial entre o signo e aquilo que ele representa, supondo, assim, e de maneira geral, certa independência entre a linguagem e o mundo. Nem todos os romances modernos tematizam esse fenômeno, e, por conseguinte, os dois textos doravante analisados supõem uma semelhança epistemologicamente profunda, que torna lícito o cotejo analítico entre eles. A partir dela, alguns elementos literários podem ser derivados, afinal; por exemplo, a figura da metalepse mostra-se elementar para constituir a tematização de tal autonomia – segundo o contraste específico que a nossa comparação remata, ao menos –. Assim, nosso estudo vai desde de um aspecto mais geral, da discussão do gênero romanesco, até uma análise histórica e, depois, e mais pontualmente, segue para um diálogo direto entre os dois romances.
Abstract: The novels D. Quijote de La Mancha, written by Miguel de Cervantes, and The Passion according to G.H., written by Clarice Lispector, adress the modern representation as an autonomous concept. This concept by wich the modern representation is defined could be described as the essential difference between the sign and what it represents, thus assuming also an autonomy between language and world. Not all modern novels thematizes this phenomenon. That’s why those texts we analyse have an resemblance that we could say is deep in an epistemological sense. From this resemblance, some literary concepts are derivaded. For instance, the metalepsis figure appears to be elemetary for the authonomy of the representantion as a modern construct, according to the limits of our comparasion. Thus, our study iniciates by a literaty genre discussion – i.e., the origins of the novel – and an historical analysis; finally, we analyses those two novels in a dialogic way.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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