Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Roque-Specht, Vânia Ferreira | - |
dc.contributor.author | Zanotelli, Fernanda Loyanne Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T17:59:38Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T17:59:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.citation | ZANOTELLI, Fernanda Loyanne Alves. Relação entre as percepções de qualidade do produtor rural e dos consumidores de carne bovina. 2021. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42590 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conceito de qualidade apresenta percepções distintas entre os diferentes
atores de uma cadeia produtiva. A assimetria de informações dentro de uma
cadeia produtiva pode gerar incertezas e deve ser reduzida para melhorar a
percepção da qualidade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral
avaliar as diferenças de percepções de qualidade entre produtor rural e os
consumidores de carne bovina. Para atingir este objetivo, um estudo foi
conduzido em uma fazenda produtora de gado de corte, onde se realizou um
estudo de caso aplicando questionário semiestruturado com o produtor rural, e
entrevista com os consumidores finais utilizando survey para a coleta dos
dados. Ambos os procedimentos utilizaram os mesmos grupos de constructos
para análise: economia, educação, sensorial, saúde, conveniência,
confiabilidade, meio ambiente, bem-estar animal e responsabilidade social. Os
resultados desta pesquisa evidenciam que uma percepção mais abrangente de
fatores que influenciam a qualidade da carne foi notada mais nos consumidores
do que no produtor rural. As semelhanças entre as percepções ocorreram nos
constructos economia, confiabilidade, bem-estar animal e responsabilidade
social. Tanto o consumidor quanto o produtor rural consideram importantes
para a qualidade da carne, a realização do planejamento financeiro da fazenda,
o fornecimento de informações sobre a saúde dos animais e sobre o melhor
tipo de preparo de cada corte de carne, a rastreabilidade, a carne livre de
substâncias químicas, presença de carimbos, certificados e/ou selos de
qualidade e de segurança sanitária, boas práticas de produção, funcionários
treinados e/ou capacitados para lidarem com os animais. As divergências mais
significantes ocorreram em relação aos constructos: economia, sensorial,
saúde, conveniência, meio ambiente e responsabilidade social. O produtor rural
considera a raça dos animais como relevante para obtenção de carne de
qualidade, porém o consumidor, não considera. Para o consumidor, o local de
venda possui grande responsabilidade, complementando as atividades
praticadas na fazenda a fim de garantia de qualidade. Os consumidores
percebem que questões ambientais estão correlacionadas com a qualidade da
carne, já o produtor rural considera esses quesitos importantes para
sustentabilidade ambiental e tenta adotá-las, porém, não os relaciona com a
qualidade da carne. Diante disso, enquanto os agentes não tiverem as mesmas
percepções, será difícil atender as demandas do consumidor. Estudos que
abrangem os consumidores bem como o produtor rural e outros elos da cadeia
produtiva merecem maior aprofundamento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Relação entre as percepções de qualidade do produtor rural e dos consumidores de carne bovina | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade percebida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bovinocultura de corte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assimetria de informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tendências | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The concept of quality presents different perceptions among the different actors
in a production chain. The asymmetry of information within a production chain
can generate uncertainties and must be reduced to improve the perception of
quality. Therefore, this research aimed to evaluate the differences in quality
perceptions between rural producers and beef consumers. To achieve this goal,
a study was conducted in a beef cattle farm, where a case study was carried
out using a semi-structured questionnaire with the rural producer and interviews
with final consumers using a survey for data collection. Both procedures used
the same groups of constructs for analysis: economics, education, sensory,
health, convenience, reliability, environment, animal welfare and social
responsibility. The results of this research show that a broader perception of
factors influencing meat quality was noticed more in consumers than in rural
producers. The similarities between the perceptions occurred in the economics,
reliability, animal welfare and social responsibility constructs. Both the
consumer and the rural producer consider important for the quality of the meat,
the financial planning of the farm, the provision of information on the health of
the animals and on the best type of preparation for each cut of meat, the
traceability, the meat free of chemical substances, presence of stamps,
certificates and/or quality and sanitary safety seals, good production practices,
employees trained and/or qualified to deal with animals. The most significant
divergences occurred in relation to the constructs: economy, sensory, health,
convenience, environment and social responsibility. The rural producer
considers the breed of animals as relevant for obtaining quality meat, but the
consumer does not consider it. For the consumer, the place of sale has a great
responsibility, complementing the activities carried out on the farm in order to
guarantee quality. Consumers realize that environmental issues are correlated
with meat quality, while the rural producer considers these items important for
environmental sustainability and tries to adopt them, but does not relate them to
meat quality. Therefore, as long as agents do not have the same perceptions, it
will be difficult to meet consumer demands. Studies that cover consumers as
well as rural producers and other links in the production chain deserve further
study. | pt_BR |
dc.contributor.email | f_loyanne@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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