Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pasquali, Luiz | - |
dc.contributor.author | Andriola, Wagner Bandeira | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-20T21:13:09Z | - |
dc.date.available | 2021-12-20T21:13:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 1993-06-11 | - |
dc.identifier.citation | ANDRIOLA, Wagner Bandeira. A construção de um teste de raciocínio verbal (RV). 1993. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho ) — Universidade de Brasília, Brasília, 1993. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42596 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho, 1993. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo construir um leste de Raciocínio Verbal para a população estudantil brasileira. Foram realizados dois estudos pilotos com os objetivos de .1) estudo semântico das instruções e dos itens, seleção da população a qual se destinaria o teste e 8) estudo inicial dos parâmetros psicométricos dos itens. O estudo final realizado com o Teste de Raciocínio Verbal, utilizou uma amostra de 730 estudantes oriunda da cidade de João Pessoa-PB, composta por homens (n=341) e mulheres (n=389) distribuídos segundo três séries escolares 1° (n=190), 2º (ri-381) e 3º (n=219) . A maior parte dos estudantes possuía idades entre a faixa de 16 a 19 anos (n=398). As análises estatísticas -feitas com o Teste de Raciocínio Verbal objetivaram verificar a validade de construto (através da análise fatorial), a validade preditiva sobre o desempenho escolar (através do coeficiente de correlação de Pearson) e a precisão (através do alfa de Cronbach). 0 estudo dos itens consistiu na análise? do índice de dificuldades (através dos percentuais de acerto) e do poder de discriminação de grupos-critério (através do teste 't' de Student). Para a validação de construto, a análise fatorial utilizando o método do "Principal Axis Factoring - PAF", demonstrou a existência de um fator - denominada de raciocínio verbal explicando 81.3% da variância total e "eigenvalue" de 8 54. A validade preditiva, obtida através da correlação entre escores no teste e últimas médias bimestrais na disciplina de português, resultou num r=.14. Uma correlação baixa como essa, ainda que significativa, revela a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a validade preditiva do teste em questão. A precisão, obtida através do alfa de Cronbach, foi de .90, altamente significativa.. O estudo dos itens mostrou uma distribuição adequada dos mesmos sobre o contínuo cio raciocínio - segundo o índice de dificuldade além de alto poder de discriminação de todos eles. A forma final do Teste de Raciocínio Verbal (RV) ficou composta por 40 itens. Duas formas alternativas, 'A' e 'B', foram organizadas. Ambas as formas ficaram compostas por 88 itens com uma precisão de .84, para cada uma delas. As normas percentílicas -- provisórias - foram estabelecidas segundo o sexo e a idade. O presente trabalho resultou num Teste de Raciocínio Verbal (RV), composto por 40 itens, com duas formas alternativas, com conteúdo atualizado, parâmetros psicométricos adequados e normas -- ainda que provisórias -- estabelecidas para a população estudantil brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção de um teste de raciocínio verbal (RV) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Testes psicológicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Raciocínio (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicometria | pt_BR |
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dc.description.abstract1 | The present research was aimed at the elaboration of a Test for Verbal Reasoning for the Brazilian student population. Two pilot studies were done with the purpose to: 1) make a semantic analysis of the items and instructions, as well as to define the population for which the test was being constructed and 2) to perform an initial analysis of the psychometric parameters of the items. The study for the final analysis of the test was based on a sample of 730 students from the city of João Pessoa-PB. The sample comprised 341 men and 389 women, belonging to the three high school grades. The majority (n=398) of the students fell within 16 and 19 years of age. The statistic analysis of the data meant to define the construct validity (factor analysis), the predictive validity against school achievement (Pearson correlation), and the reliability (Cronbach's alpha). For the item analysis were studied the indexes of difficulty (percent of correct answers) and discrimination (Student's 't' for criteria groups). For construct validation was used the Principal Axis Factoring (PAF) which showed the presence of one major factor -verbal, reasoning - with eigenvalue of 8.54 and explaining 21.3% of the total variance. The predictive validity was obtained through the correlation between the test scores and the final grades in Portuguese? language. The? obtained correlation was r=.14. Although significant, this low correlation suggests the need for further study in this particular issue. The reliability coefficient was .90. The item analysis showed that, their distribuition on the verbal reasoning continuum, as well their discrimination power were adequate.The final form for the Reasoning Verbal Test (RV) was composed of 40 items. Two alternative forms, 'A' and 'B', were organized. Both were composed of 22 items with identical reliability coefficients of, that is, .84. Preliminary percentile norms were elabored by sex and age. The present work resulted in the Reasoning Verbal Test (RV) , composed of the 40 items, adequate? psychometric parameters and preliminary norms for the Brazilian student population. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-6459-0992 | pt_BR |
dc.contributor.email | w_andriola@yahoo.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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