Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Guerra, Mariana | - |
dc.contributor.author | Rezende, Ígor Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T02:39:16Z | - |
dc.date.available | 2021-12-21T02:39:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-22 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Ígor Rodrigues de. Análise das estruturas de governança na produção de orgânicos sob a ótica da economia dos custos de transação e formas plurais: um estudo de caso no Centro-Oeste brasileiro. 2021. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42597 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar as estruturas de governança adotadas por uma
empresa atuante no segmento de produtos orgânicos. Assumindo que uma mesma organização
possa adotar diferentes estruturas ao longo de sua atividade operacional, a análise teve como
primeiro tópico o mapeamento das principais etapas do ciclo de produção da empresa e as
estruturas de governança adotada em cada uma delas. A partir disso, foram verificados os
atributos que determinam a estrutura predominante em cada etapa, tendo como base as
dimensões da Economia dos Custos de Transação (ECT) – frequência, incerteza e
especificidade dos ativos. Além disso, verificou-se também a presença de formas plurais e, após
a confirmação, se sua existência está atrelada aos atributos ambiguidade, complexidade e
comportamento estratégico. Posteriormente, verificou-se também se as estruturas plurais
identificadas têm caráter provisório ou são estáveis. Para tal análise, foi realizado um estudo de
caso em um produtor orgânico da região do Centro Oeste brasileiro, com vasta experiência no
setor e destaque nacional na área orgânica. Os dados foram coletados por meio de entrevista e
a resposta de um questionário semiestruturado. Para a análise dos dados coletados, utilizou a
análise de conteúdo, especificamente a análise por categorias. Identificou-se como etapas
principais da cadeia os insumos, cultivo, colheita, preparação para venda e venda. Sobre as
estruturas predominantes, a empresa utiliza a integração total na etapa de insumos até a
preparação para venda e a estrutura híbrida para a etapa de vendas. Em relação aos fatores
determinantes, a frequência foi elevada em todas as etapas, assim como a incerteza e a
especificidade de ativo. Todavia, alguns elementos se destacaram na definição da estrutura.
Para as etapas de cultivo e colheita, a incerteza comportamental foi um elemento preponderante.
Para a etapa de vendas, o ganho de previsibilidade dada as relações bem estabelecidas com
grandes varejistas determinam a escolha da estrutura de governança. Além desses aspectos, há
outros fatores além dos definidos pela base teórica. No caso dos insumos, o custo financeiro
para gerá-los internamente é inferior ao praticado no mercado, enquanto na etapa de preparação
para venda, a criticidade desta e a utilização direta da marca faz com que a preparação seja feita
apenas pela empresa. As formas plurais, por sua vez, foram identificadas nas etapas de cultivo,
colheita e vendas. Nesses três estágios de produção, destacam-se a ambiguidade e o
comportamento estratégico. Para o cultivo e a colheita, há desafios em ampliar o mix (em
quantidade e variedade) e a aquisição junto a outros fornecedores permite essa ampliação e
gera também o aumento do ganho ao permitir a revenda de produtos. Para a etapa de venda a
ambiguidade também se apresenta na dualidade de riscos e benefícios entre vender por meio
de lojas próprias (maiores lucro, investimento e risco) e por meio de grandes varejistas (menores
lucro, investimento e risco). Ainda assim, para todas essas etapas, o atributo que mais se
destacou foi o comportamento estratégico. Sobre a estabilidade das formas plurais, embora
possam ocorrer mudanças no futuro, a gestora da empresa em estudo entende o benefício da
atual forma de organização e indica sua manutenção. Destaca-se por fim, a utilidade da ECT e
dos atributos de Ménard (2013) como complemento para definir as estruturas que garantam a
estrutura adequada para empresas que atuem no segmento agrícola orgânico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise das estruturas de governança na produção de orgânicos sob a ótica da economia dos custos de transação e formas plurais : um estudo de caso no Centro-Oeste brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia dos custos de transação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formas plurais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estrutura de governança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agronegócio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura orgânica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Alfinito, Solange | - |
dc.description.abstract1 | This work aimed to analyze the governance structures adopted by a company operating in the
organic products segment. Assuming that the same organization can adopt different structures
throughout its operational activity, the analysis had as its first topic the mapping of the main stages
of the company's production cycle and the governance structures adopted in each one of them.
Then, the attributes that determine the predominant structure at each stage were verified, based
on the dimensions of Transaction Cost Economics (TCE) – frequency, uncertainty and asset
specificity. Furthermore, the presence of plural forms was also verified and, after confirmation, it
was determined whether their existence is linked to the attribute’s ambiguity, complexity and
strategic behavior. Subsequently, it was also verified whether the identified plural structures are
provisional or stable. For this analysis, a case study was carried out in an organic producer in the
Brazilian Midwest region, with vast experience in the sector and national prominence in the
organic area. Data were collected through interviews and answers to a semi-structured
questionnaire. For the analysis of the collected data, content analysis was used, specifically the
analysis by categories. Inputs, cultivation, harvesting, preparation for sale and sale were identified
as the main stages of the chain. Regarding the predominant structures, the company uses full
integration in the input stage until preparation for sale and the hybrid structure for the sales stage.
Regarding determining factors, the frequency was high at all stages, as well as uncertainty and
asset specificity. However, some elements stood out in the definition of the structure. For the
cultivation and harvesting stages, behavioral uncertainty was a preponderant element. For the
sales stage, the gain in predictability given the well-established relationships with large retailers
determines the choice of governance structure. In addition to these aspects, there are other
factors beyond those defined by the theoretical basis. In the case of inputs, the financial cost to
generate them internally is lower than that practiced in the market, while in the stage of
preparation for sale, the criticality of this and the direct use of the brand means that the preparation
is made only by the company. The plural forms, in turn, were identified in the stages of cultivation,
harvesting and sales. In these three stages of production, ambiguity and strategic behavior stand
out. For cultivation and harvesting, there are challenges in expanding the mix (in quantity and
variety), and the acquisition from other suppliers allows this expansion and also generates an
increase in earnings by allowing the resale of products. For the sales stage, ambiguity is also
present in the duality of risks and benefits between selling through its own stores (greater profit,
investment and risk) and through large retailers (lower profit, investment and risk). Still, for all
these steps, the attribute that stood out the most was strategic behavior. Regarding the stability
of plural forms, although changes may occur in the future, the manager of the company under
study understands the benefit of the current form of organization and indicates its maintenance.
Finally, the usefulness of ECT and the attributes of Ménard (2013) stands out as a complement
to define the structures that ensure the adequate structure for companies operating in the organic
agricultural segment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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