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Título: Laço social na relação professor e educando autista : uma leitura possível na interface Psicanálise-Educação
Autor(es): Borges, Maria José Gontijo
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Laço social
Professores e alunos
Alunos com necessidades educacionais especiais
Inclusão escolar
Memória educativa
Psicanálise
Autistas
Data de publicação: 29-Dez-2021
Referência: BORGES, Maria José Gontijo. Laço social na relação professor e educando autista: uma leitura possível na interface Psicanálise-Educação. 2021. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a constituição de laços na relação professor e educando autista, em tempos de ensino remoto, a partir de estudos psicanalíticos no campo da educação. Teve-se como participantes da pesquisa professoras da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) que atuam com educandos autistas, na Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho. As coordenadas simbólicas, advindas da Psicanálise, atravessaram cada capítulo deste estudo. A investigação foi realizada utilizando abordagem qualitativa, por meio de análise documental, da escrita da memória educativa e de entrevistas semiestruturadas. A escrita da memória educativa foi utilizada como dispositivo de pesquisa que possibilita ao professor revisitar seu passado e as experiências acadêmicas e profissionais. Tais vivências podem vir a repercutir no processo de estabelecimento de laços com o educando, fortalecendo-os e/ou fragilizando-os, ao mesmo tempo em que permitem ressignificarsua prática pedagógica, para que sejam mais bem compreendidas e articuladas, ainda que diante dos desafios em contexto de pandemia pela necessidade de se reinventar quanto ao uso das tecnologias digitais. Os dados analisados confluíram para a importância e relevância da implicação docente no ato educativo, do olhar atento, da acolhida e do atendimento da demanda do educando autista, considerando suas peculiaridades e sua singularidade, que podem possibilitar a constituição de laços, a inclusão escolar e a inscrição de marcas psíquicas que ultrapassam tempo e espaço. A partir das narrativas das participantes da pesquisa, percebeu-se que o estabelecimento de laços com o aluno envolve, também, o enlaçamento familiar, considerando a importância do investimento da família no processo educativo, na inclusão e no estabelecimento de vínculos da pessoa autista.
Abstract: The goal of this paper is to analyze the constitution of bonds between teachers and autistic students, in times of distance learning. It is based on psychoanalyst studies in the field of Education. The participants of the research were teachers of the State Department of Education of Distrito Federal (Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal - SEEDF) who work with autistic students in the Regional Coordination of Teaching of Sobradinho. The symbolic coordinates, which stemmed from Psychoanalysis, cross each chapter of this study. The investigation was conducted with the qualitative approach, by means of the documental analysis, the educational memory writing and semi-structured interviews. The educational writing memory was used as a research mechanism which allows teachers to revisit their past as well as academic and professional experiences, which might affect the process of building bonds with students, strengthening them and/or weakening them, whilst granting to give a new meaning to their pedagogical practice, in order to make them more articulated, although in the face of the challenges in the context of the pandemic, given the needs of reinventing oneself in terms of digital technologies. The analyzed data conjoined to the importance and relevance of teachers in the educational act, the attentive look, the welcoming and the service offered to the autistic students, considering their peculiarities and singularity, which may allow the constitution of bonds, besides school inclusion and the inscription of psychic marks that surpass time and space. Through the narratives of the research participants, it has been noticed that the establishment of bonds with students also involves the familiar bonding, considering the importance oftheirfamily’s investments on the educational process, along with inclusion and the establishment of ties of the autistic person.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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