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Título: Aprendizagem organizacional em práticas de auditoria interna de uma empresa do setor financeiro
Autor(es): Maravalhas, Eleonora
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Aprendizagem organizacional
Auditoria interna
Administração
Data de publicação: Jun-2009
Referência: MARAVALHAS, Eleonora. Aprendizagem organizacional em práticas de auditoria interna de uma empresa do setor financeiro. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A aprendizagem organizacional só ocorre quando novas idéias passam a fazer parte do pensamento dos indivíduos e do modo como estes interpretam suas experiências. Com base nessa afirmação e de acordo com o enfoque da perspectiva social da aprendizagem organizacional, realizou-se estudo com o objetivo de investigar a aprendizagem organizacional associada a mudanças decorrentes da implementação de um novo modelo de atuação na auditoria interna de uma empresa do setor financeiro. No escopo da pesquisa, foram contemplados como objetivos específicos: descrever pontos de vista compartilhados sobre as práticas de trabalho dos auditores internos; identificar aspectos do processo de aprendizagem organizacional vivenciados por auditores internos e não auditores; e caracterizar fenômenos associados à aprendizagem: cultura, mudança, sensemaking, linguagem e narrativas. Coerentemente com o paradigma interpretativista adotado e por se tratar de experiência vivida por indivíduos, foram utilizadas técnicas qualitativas de investigação: análise documental e entrevistas realizadas com vistas a capturar as narrativas de vinte e um indivíduos, auditores e não auditores. Para análise dos resultados, adotou-se o método fenomenológico, com base no modelo de Sanders (1982). Da análise das entrevistas emergiram temas, posteriormente analisados quanto às correlações noéticas/noemáticas. Por fim, chegou-se às essências do fenômeno. Entre auditores internos, os sentidos atribuídos às mudanças na forma de atuação da Auditoria Interna são: de um modelo lógico, plausível, e reconhecido, constituindo-se como evolução da área; a prática é percebida como construção coletiva; a aprendizagem é vista ao mesmo tempo como objetivo e processo; as mudanças positivas nas áreas são a razão de ser dos trabalhos de auditoria. O sentido atribuído por não auditores mostrou-se diferenciado: o Modelo é apenas um método de trabalho; a forma de atuação dos auditores é significativamente distinta, nem sempre melhor em todos os aspetos, porém o relacionamento com as áreas auditadas é melhor do que costumava ser; as auditorias proporcionam um novo olhar sobre os processos analisados; o apoio institucional conferido a mudanças consideradas necessárias pela área auditada é visto como positivo, embora entendam que a atuação da Auditoria poderia contribuir mais significativamente para melhoria dos processos; as recomendações emitidas são percebidas como excessivas e pouco relevantes. Outras considerações quanto ao processo de aprendizagem e aspectos tais como cultura, mudanças e narrativas foram apresentadas. Como limitação ao método empregado, ressalta-se a impossibilidade de generalização dos resultados encontrados, tendo em vista estarem relacionadas exclusivamente ao grupo entrevistado. Este estudo é inovador quanto ao uso do método fenomenológico ao campo da aprendizagem organizacional e propõe a expansão do conceito de comunidades de prática para o ambiente organizacional. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Organizational learning takes place only when new ideas become part of individuals thinking and how they interpret their experiences. Based on this statement and in accordance with the approach of the social perspective of organizational learning, the present study is aiming to investigate the organizational learning related to changes resulting from the implementation of a new internal audit model in a financial institution. In the scope of the research, the following specific objectives were contemplated: describe the shared points of view about working practices of internal auditors; identify aspects of the process of organizational learning experienced by internal auditors and non-auditors, and characterize phenomenas associated with learning: culture, change, sensemaking, language and narrative. In line with the interpretativist paradigm adopted and because the subject involves individual’s experiences, qualitative techniques of research were used: documentary analysis and interviews in order to capture the narratives of twenty-one individuals, auditors and non-auditors. The phenomenological method based on the model of Sanders (1982) was used in the analysis of the results. Themes emerged from the analysis of interviews, later analyzed about noetics/noematics correlations. Finally, the essence of the phenomenon were reached. Among the internal auditors, the meaning of changes in the internal audit model is: a logical, reasonable, and recognized model of auditing, perceived as an evolution of the area; practice is perceived as a collective construction; learning is seen both as objective and process; and the positive changes in areas are the reason for the auditing work. The meaning made by nonauditors showed up differently: the model is just a working method; the way of auditors' acting is significantly different, not considered better in all aspects, but the relationship with the audited areas is better than it used to be; the auditing process provide a new look at the processes analyzed; the institutional support given to process changes demanded by the audited area is seen as positive, although more significant improvements should be generated from the auditing works; recommendations are seen as excessive and not very relevant. Other considerations about the process of learning and aspects such as culture, change and narratives were presented. A limitation related to the method used is that results are impossible to be generalized because they concern exclusively for the interviewed group. This study is innovative in the use of the phenomenological method in the field of organizational learning and suggests the expansion of communities of practice concept to the organizational environment.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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