Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Machado, Gustavo Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T12:04:12Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T12:04:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-16 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Gustavo Chaves. A questão das imagens: aproximações entre publicidade, artes visuais e cultura visual a partir de uma trajetória formativa-narrativa. 2021. 217 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42660 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado investigou a questão das imagens, em particular, as aproximações entre
imagens de arte e imagens de publicidade a partir da produção da peça publicitária “Um dia no museu
de arte”, que divulgou o modelo Captur da marca Renault no Brasil, em 2017. Esta peça publicitária
oportunizou fundamentar estudos em relação ao campo das Artes Visuais, da Publicidade e
Propaganda e da Cultura Visual, considerando o contexto narrativo apresentado pela imagem de
publicidade. Pela perspectiva em questão, acerca da relevância das imagens, a pesquisa possibilitou
um olhar atento para o cotidiano, levando-se em conta a minha trajetória formativa-narrativa. Nomenclatura esta utilizada a partir do campo da Pesquisa Narrativa para enfatizar os processos
formativos que, foram experienciados tanto pelo ambiente acadêmico na área de comunicação social e
artes visuais quanto por outras linguagens artísticas. Para discutir e apresentar reflexões sobre o uso de
imagens de arte pela narrativa publicitária, particularmente no contexto da educação em artes visuais,
foi considerado como recurso metodológico da pesquisa, narrativas produzidas por seis colaboradores
inseridos no contexto da Licenciatura em Artes Visuais, divididos em dois grupos: o primeiro em
formação no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e o segundo
por docentes que atuam na Educação Básica da Rede de Ensino pública e privada na cidade de
Goiânia – GO. Estas narrativas foram coletadas por intermédio de entrevistas narrativas, realizadas
on-line com os colaboradores da pesquisa, com o intuito de subsidiar argumentos em relação ao uso
de imagens no contexto da Educação em Artes Visuais, bem como, contribuir com posicionamentos
críticos e reflexivos em relação às imagens presentes no cotidiano dos sujeitos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A questão das imagens : aproximações entre publicidade, artes visuais e cultura visual a partir de uma trajetória formativa-narrativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa narrativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade e propaganda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura visual | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Master’s research investigated images, particularly focusing on the similarities between
art and advertising images from the production of the publicity piece "A day in the art
museum", showcasing Captur, a car model by Renault, in Brasil 2017. This publicity piece
has given me the opportunity to approach studies relating the field of Visual Arts,
Advertisement and Marketing, and Visual Culture, considering the narrative context
presented by this advertisement image. Coming from the perspective of the relevance of
images, this research enabled an attentive look towards everyday life. My own formative-
narrative path, a term related to the field of narrative research, comes as a way to highlight
the experienced formative processes inside the academic environment of both
Communication Studies and Visual Arts, as well as influenced by other artistic languages.
The methodology was focused on narratives produced by six people inside the Visual Arts
Teaching context in order to discuss and present reflections about the use of art images by
narratives in advertisement, particularly inside visual arts education. Two research groups
were set: the first one, students from the Visual Arts Licentiate course in Universidade
Federal de Goiás; the second, teachers from both the public and private education networks
in Goiânia - GO, that work in Basic Education. Such narratives were collected using online
narrative interviews, seeking to create understandings about the use of images inside the
Visual Arts Teaching context and to support critical and reflexive standpoints about images
that are part of the subjects' everyday life. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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