http://repositorio.unb.br/handle/10482/42692
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_DomingasRodriguesdaCunha.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Experiências de resolução de conflitos em cenários escolares |
Autor(es): | Cunha, Domingas Rodrigues da |
Orientador(es): | Díaz Bermúdez, Ximena Pamela Claudia |
Assunto: | Adolescentes Mediação escolar Conflito Fenomenologia |
Data de publicação: | 7-Jan-2022 |
Data de defesa: | 20-Out-2021 |
Referência: | CUNHA, Domingas Rodrigues da. Experiências de Resolução de Conflitos em Cenários Escolares. 2021. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esta dissertação se insere no campo da educação preventiva na perspectiva da promoção da saúde e dos direitos humanos. Objetivo: Analisar as experiências de resolução de conflitos implementadas em um projeto no âmbito da educação em saúde e dos direitos humanos, protagonizadas por adolescentes, alunos de uma escola pública de ensino médio, que subjazem nas concepções e significados procurados por esses alunos. Método: Trata-se de um estudo de natureza compreensiva realizado por meio de uma triangulação metodológica entre abordagens de natureza documental, mapa falante e sete entrevistas semiestruturadas com atores-chave da comunidade escolar. Os participantes deste estudo foram quatro estudantes protagonistas de um projeto na escola, uma mãe de aluna, uma professora, uma orientadora educacional e o gestor da unidade de ensino. As narrativas foram processadas por meio da análise de conteúdo temática de Bardin, sob uma perspectiva fenomenológica da construção social da resolução de conflitos escolares. Resultados: Os dados foram organizados em categorias temáticas oriundas das narrativas dos protagonistas. Os principais conceitos básicos foram: contextos familiares e escolares, interseccionalidades, saúde, educação, cidadania e direitos humanos. Esses dados possibilitaram extrair: os aspectos positivos e negativos da criação familiar que depende de outros atores e instituições; os sucessos e meandros de uma dinâmica escolar que tem uma mediação de conflitos entre os projetos de sua proposta pedagógica; o reconhecimento das subjetividades e das relações intersubjetivas como um dos pressupostos à promoção da saúde, cidadania e direitos humanos nos contextos intra e extraescolares. Conclusão: Os conflitos oriundos das primeira e segunda infâncias podem comprometer a saúde mental, mas não determinam a trajetória na adolescência. A pedagogia de projetos possibilita desenvolver competências e habilidades que oportunizam uma formação holística e conectada com o mundo da vida e permitem a convivência dos atores escolares na cultura da paz. A mediação de conflitos no âmbito escolar mostrou a relação dos seus atores com o mundo cotidiano e mediou os sentidos por eles atribuídos às vivências, aos saberes e poderes instituídos na escola e às interações sociais por meio do diálogo intra e intersubjetivo, evidenciando-se como um eixo articulador da proposta pedagógica da escola. Oportunidade de aprendizagem, autonomia, consciência de si, de suas relações e suas atitudes, criticidade, protagonismo juvenil e escolaridade como fator de proteção social foram entendimentos desvelados das estratégias da resolução de conflitos nesse cenário. Assim, a construção coletiva do significado social dos conflitos pode ser edificada considerando a ótica das relações sob a perspectiva dos atores envolvidos e tendo como premissa processos de construção de subjetividades, cidadania e direitos humanos. |
Abstract: | This dissertation is part of the preventive education field from the promoting health and human rights perspective. Objective: To analyze the conflict resolution experiences implemented in a project with the scope of human rights and health education, carried out by adolescents, who were students of a public high school, which underlie the conceptions and the meanings these students seek. Method: This is a comprehensive study carried out through a methodological triangulation between documentary approaches, speaking map and seven semi-structured interviews with key actors in the school community. The participants of this study were four students who were protagonists in the project at the school, a student's mother, a teacher, an educational advisor and the manager of the teaching unit. The narratives were processed through Bardin's thematic content analysis, under a phenomenological perspective of the school conflict resolution social construction. Results: The data were organized into thematic categories from the main protagonists narratives. The principal basic concepts were family and school contexts, intersectionality, health, education, citizenship and human rights. These data made it possible to abstract: the positive and negative aspects of family upbringing that depends on other actors and institutions; the successes and the meanders of a school dynamic that has the conflicts mediation between their pedagogical proposal projects; the recognition of subjectivities and intersubjective relationships as one of the presuppositions for the promotion of health, citizenship and human rights in the intra- and extra-school contexts. Conclusion: Conflicts arising from early and second childhood can compromise mental health, but they do not determine the adolescence trajectory. The project pedagogy makes it possible to develop skills and abilities that provide opportunities for a holistic and life world connected education and to provide opportunities for school actors to live together in the peace culture. The conflicts mediation in the school environment showed the relationship between its actors and the everyday world and mediated the meanings they attributed to their experiences, school instituted knowledge and powers and social interactions through intra and intersubjective dialogue, showing itself as an articulating axis of the school's pedagogical proposal. Learning opportunity, autonomy, awareness of themselves, their relationships and attitudes, criticality, youth protagonism and scholarity as a social protection factor were unveiled understandings from the conflict resolution strategies in this scenario. Thus, the social meaning collective construction of the conflicts can be built by considering the relationships outlook from the actors involved perspective and by having as premise the subjectivities, citizenship and human rights construction processes. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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