Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | - |
dc.contributor.author | Lucena, Maria Lucimar Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T10:13:01Z | - |
dc.date.available | 2022-01-07T10:13:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-25 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Maria Lucimar Matos de. Educação integral em tempo integral no Distrito Federal: há tempos e espaços para o campo?: um estudo de caso na Escola Classe Ipê. 2021. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42695 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa como a Escola Classe Ipê, a partir do Programa de
Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI), implementa as Diretrizes
Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino do Distrito
Federal. A escola objeto do estudo de caso, Escola Classe Ipê (ECIpê), caracteriza-se
como uma Escola do Campo, situada numa área de relevante interesse ecológico (Arie
Granja do Ipê), no Distrito Federal. Os objetivos específicos buscaram identificar como
se dá a relação da comunidade na definição e implementação dos projetos pedagógicos
da escola e como a ECIpê organiza os tempos e espaços educativos na educação integral
em tempo integral em consonância com as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica
do Campo, bem como compreender como os profissionais da instituição pesquisada
percebem o campo e seus sujeitos. A metodologia utilizada no estudo de caso teve como
base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético, a partir das categorias,
historicidade, contradição, mediação, totalidade e trabalho. A análise documental, a
observação, as entrevistas e o grupo focal foram os instrumentos utilizados para a coleta
de dados. As ideias das(os) educadoras(es) Arroyo (2012), Caldart (2015, 2019),
Cavaliere (2010), Freire (2018), Freitas (1995), Frigotto (2012), Gadotti (2009), Giolo
(2012), Molina e Sá (2012), Moll (2012), Paro (1988), Pistrak (2018), Ribeiro (1968),
Shulgin (2013) e Teixeira (1968) serviram de referências para as discussões sobre a
Educação do Campo e a Educação Integral, enquanto concepções teóricas e políticas
públicas de educação. O resultado da pesquisa indica que a escola busca construir seus
processos formativos, considerando as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do
Campo, necessitando, no entanto, encontrar formas de envolver a comunidade nos
processos decisórios da gestão escolar. Aponta, ainda, para a necessidade de formação
continuada para os educadores que atuam nas Escolas do Campo, de tempo integral, no
próprio território da escola, de maneira a garantir que esse tempo ampliado seja
preenchido, também, com os princípios da Educação do Campo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação integral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação omnilateral | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzes how the Escola Classe Ipê, from the Integral Education Program
in Full Time (PROEITI), implements the Pedagogical Guidelines for Basic Education in
the Countryside for the public school system in the Federal District. The school, object
of the case study, is characterized as a Country School, located in an Area of Relevant
Ecological Interest (ÁRIE Granja do Ipê), in the Federal District. The specific
objectives sought to identify how the community's relationship takes place in the
definition and implementation of the school's pedagogical projects; how Escola Classe
Ipê organizes educational times and spaces in Full-Time Integral Education in line with
the Pedagogical Guidelines for Rural Basic Education and understand how
professionals from the researched institution perceive the field and its subjects. The
methodology used in the case study was epistemologically based on Dialectical
Historical Materialism, based on the categories, historicity, contradiction, mediation,
totality and work. Document analysis, observation, interviews and the focus group were
the instruments used for data collection. The ideas of the educators(s) Caldart, Molina,
Santos, Molina and Sá, Ramos, Freitas, Shulgin, Pistrak, Freire, Frigotto, Arroyo, Moll,
Paro, Cavaliere, Gadotti, Giolo, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro and Paulo Freire served
references for discussions on Rural Education and Integral Education, as theoretical
conceptions and public education policies. The result of the research indicates that the
school seeks to build its formative processes considering the Pedagogical Guidelines for
Basic Education in the Country, needing, however, to find ways to involve the
community in the decision-making processes of school management. It also points to
the need for continuing education, in the school's own territory, for educators who work
in Rural Schools, full time, in order to ensure that this extended time is also filled with
the principles of Rural Education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|