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dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Wesley Pereira da-
dc.date.accessioned2022-01-11T17:40:29Z-
dc.date.available2022-01-11T17:40:29Z-
dc.date.issued2022-01-11-
dc.date.submitted2021-11-05-
dc.identifier.citationSILVA, Wesley Pereira da. Sistema Dosvox e inclusão: o pensamento crítico na formação docente. 2021. 269 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42714-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste texto descreve uma pesquisa que investigou um conjunto de ações formativas mediadas pelo uso do Sistema Dosvox e pelo programa Jogavox. Essas duas ferramentas computacionais têm por objetivo tornar mais acessível o uso do computador para todas as pessoas, especificamente para as pessoas com deficiência visual. A pesquisa teve como objetivo investigar a promoção do Pensamento Crítico nos professores que participaram de um curso de formação permanente em um ambiente on-line utilizando o Sistema Dosvox e o Jogavox como instrumentos para o planejamento e a construção de atividades pedagógicas inclusivas. A abordagem de investigação utilizada foi uma metodologia qualitativa e teve como tipo de pesquisa a pesquisa-ação, envolvendo um grupo de cento e quatro (104) profissionais da educação, em sua maioria professores e professoras da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O contexto pandêmico, ocasionado pela Covid-19, exigiu uma ressignificação do percurso metodológico, ocasionando a construção de dois estudos pilotos prévios antes da realização da investigação principal. Como resultados, identificamos, por meio das setenta e três (73) atividades pedagógicas inclusivas construídas pelos interlocutores, a promoção das áreas e capacidades de Pensamento Crítico, sendo que essas produções avançaram de atividades focadas na área de “esclarecimento básico” para a área de “inferência”. O mesmo ocorreu com as capacidades de pensamento crítico, em que a capacidade de “focar uma questão” foi sendo, aos poucos, substituída por capacidades mais elaboradas como “usar o conhecimento existente” e “fazer e julgar juízos de valor”. Isso indica um nível de pensamento crítico mais elaborado, encontrado nas produções finais dos docentes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPedagogia inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordFormação docentept_BR
dc.subject.keywordPensamento críticopt_BR
dc.subject.keywordDOSVOX (Sistema operacional de computador)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.description.abstract1This paper describes a research that investigated a set of formative actions mediated by the use of the Dosvox System and the Jogavox program. These two computational tools aim to make computer use more accessible for all people, specifically for the visually impaired. The research aimed to investigate the promotion of Critical Thinking in teachers who participated in a permanent training course in an online environment using the Dosvox System and Jogavox as tools for planning and building inclusive pedagogical activities. The research approach used was a qualitative methodology and its type of survey was research-action, involving a group of one hundred and four (104) education professionals, mostly teachers of Basic Education from the Federal District Secretariat of Education. The pandemic context, caused by Covid-19, required a re-signification of the methodological pathway, leading to the construction of two previous pilot studies before conducting the main investigation. As results, we identified, through the seventythree (73) inclusive pedagogical activities built by the interlocutors, the promotion of Critical Thinking areas and capacities, and these productions advanced from activities focused on the “basic clarification” area to the “inference” area. The same occurred with critical thinking skills, where the ability to “focus on an issue” was gradually replaced by more elaborate skills such as “using existing knowledge” and “making and judging value judgments”. This indicates a more elaborate level of critical thinking found in the teachers’ final productions.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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