Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Rodrigo de Souza | - |
dc.contributor.author | Clementino, Erica Patrícia Modesto | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T20:26:01Z | - |
dc.date.available | 2022-01-11T20:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-14 | - |
dc.identifier.citation | CLEMENTINO, Erica Patrícia Modesto. Fraudes corporativas e credibilidade dos relatórios de sustentabilidade. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42721 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo tem por objetivo verificar se existe relação entre a credibilidade dos relatórios de
sustentabilidade e risco de fraude nas demonstrações financeiras em empresas abertas brasileiras.
Para isso, foram coletadas informações financeiras e não financeiras nas demonstrações financeiras e
formulários de referência, bem como foram analisados os relatórios de sustentabilidade para mensurar
a credibilidade das empresas listadas na B3, no ano de 2019. A credibilidade é discutida teoricamente
a partir das reivindicações de validade do discurso da Teoria da ação comunicativa de Habermas (1984)
e mensurada por meio do instrumento de pesquisa proposto em Lock e Seele (2016). A credibilidade
dos relatórios de sustentabilidade foi obtida pela avaliação quanti-qualitativa dos mencionados
relatórios nas dimensões: verdade, sinceridade, adequação e compreensibilidade. O risco de fraude
das demonstrações financeiras foi obtido através da reestimação dos regressores do modelo de
Lenard, Watkins e Alam (2007) para o ambiente brasileiro. Para testar a relação entre credibilidade e
risco de fraude, foi estimada regressão por mínimos quadrados ordinários e regressão quantílica. A
credibilidade dos relatórios de sustentabilidade apresentou relação negativa e significativa com o risco
de fraude nas demonstrações financeiras, especialmente quando o risco de fraude é maior. A maior
parte das empresas com alto risco de fraude, não apresentou nenhum relatório de sustentabilidade, o
que indica que tais empresas com alto risco de fraude têm menor interesse nas questões de RSC e
baixa aderência aos critérios que proporcionam maior credibilidade aos relatórios de sustentabilidade.
Os resultados sugerem que a análise conjunta das informações financeiras com a credibilidade das
informações sociais e ambientais contribui para compreender o risco de fraude nas organizações,
sendo que, empresas com maior credibilidade de tais informações possuem menor risco de fraude.
Isso pode ser útil para investidores que buscam investir em empresas que, sobretudo, prezam por
questões socioambientais. Além disso, essa pesquisa tem sua relevância ao discutir mecanismos que
proporcionam relatórios de sustentabilidade mais credíveis. Uma interação maior no processo de
comunicação das ações de responsabilidade social beneficia não só a organização, mas também a
sociedade como um todo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fraudes corporativas e credibilidade dos relatórios de sustentabilidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Risco de fraude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Credibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relatórios de sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da ação comunicativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to verify whether there is a relationship between the credibility of sustainability reports
and the risk of fraud in the financial statements of publicly traded Brazilian companies. For this, financial
and non-financial information was collected in the financial statements and reference forms, as well as
the sustainability reports were analyzed to measure the credibility of the companies listed on B3 in the
year 2019. Credibility is discussed theoretically based on the claims of discourse validity of Habermas's
Theory of Communicative Action (1984) and measured through the research instrument proposed by
Lock and Seele (2016). The credibility of the sustainability reports was obtained by the quantitative-
qualitative evaluation of the mentioned reports in the dimensions: truth, sincerity, adequacy and
understandability. The risk of fraud in financial statements was obtained by reestimating the regressors
of the Lenard, Watkins and Alam (2007) model for the Brazilian environment. To test the relationship
between credibility and fraud risk, regression by ordinary least squares and quantile regression were
estimated. The credibility of sustainability reports had a negative and significant relationship with the
risk of fraud in the financial statements, especially when the risk of fraud is greater. Most companies
with high fraud risk did not present any sustainability report, which indicates that such companies with
high fraud risk have less interest in CSR issues and low adherence to criteria that provide greater
credibility to sustainability reports. The results suggest that the joint analysis of financial information with
the credibility of social and environmental information contributes to understanding the risk of fraud in
organizations, and companies with greater credibility of such information have a lower risk of fraud. This
can be useful for investors looking to invest in companies that, above all, care about social and
environmental issues. Furthermore, this research has its relevance when discussing mechanisms that
provide more credible sustainability reports. Greater interaction in the communication process of social
responsibility actions benefits not only the organization, but also society as a whole. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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