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dc.contributor.advisorGonçalves, Rodrigo de Souza-
dc.contributor.authorClementino, Erica Patrícia Modesto-
dc.date.accessioned2022-01-11T20:26:01Z-
dc.date.available2022-01-11T20:26:01Z-
dc.date.issued2022-01-11-
dc.date.submitted2021-10-14-
dc.identifier.citationCLEMENTINO, Erica Patrícia Modesto. Fraudes corporativas e credibilidade dos relatórios de sustentabilidade. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42721-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo tem por objetivo verificar se existe relação entre a credibilidade dos relatórios de sustentabilidade e risco de fraude nas demonstrações financeiras em empresas abertas brasileiras. Para isso, foram coletadas informações financeiras e não financeiras nas demonstrações financeiras e formulários de referência, bem como foram analisados os relatórios de sustentabilidade para mensurar a credibilidade das empresas listadas na B3, no ano de 2019. A credibilidade é discutida teoricamente a partir das reivindicações de validade do discurso da Teoria da ação comunicativa de Habermas (1984) e mensurada por meio do instrumento de pesquisa proposto em Lock e Seele (2016). A credibilidade dos relatórios de sustentabilidade foi obtida pela avaliação quanti-qualitativa dos mencionados relatórios nas dimensões: verdade, sinceridade, adequação e compreensibilidade. O risco de fraude das demonstrações financeiras foi obtido através da reestimação dos regressores do modelo de Lenard, Watkins e Alam (2007) para o ambiente brasileiro. Para testar a relação entre credibilidade e risco de fraude, foi estimada regressão por mínimos quadrados ordinários e regressão quantílica. A credibilidade dos relatórios de sustentabilidade apresentou relação negativa e significativa com o risco de fraude nas demonstrações financeiras, especialmente quando o risco de fraude é maior. A maior parte das empresas com alto risco de fraude, não apresentou nenhum relatório de sustentabilidade, o que indica que tais empresas com alto risco de fraude têm menor interesse nas questões de RSC e baixa aderência aos critérios que proporcionam maior credibilidade aos relatórios de sustentabilidade. Os resultados sugerem que a análise conjunta das informações financeiras com a credibilidade das informações sociais e ambientais contribui para compreender o risco de fraude nas organizações, sendo que, empresas com maior credibilidade de tais informações possuem menor risco de fraude. Isso pode ser útil para investidores que buscam investir em empresas que, sobretudo, prezam por questões socioambientais. Além disso, essa pesquisa tem sua relevância ao discutir mecanismos que proporcionam relatórios de sustentabilidade mais credíveis. Uma interação maior no processo de comunicação das ações de responsabilidade social beneficia não só a organização, mas também a sociedade como um todo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFraudes corporativas e credibilidade dos relatórios de sustentabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRisco de fraudept_BR
dc.subject.keywordCredibilidadept_BR
dc.subject.keywordRelatórios de sustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordTeoria da ação comunicativapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to verify whether there is a relationship between the credibility of sustainability reports and the risk of fraud in the financial statements of publicly traded Brazilian companies. For this, financial and non-financial information was collected in the financial statements and reference forms, as well as the sustainability reports were analyzed to measure the credibility of the companies listed on B3 in the year 2019. Credibility is discussed theoretically based on the claims of discourse validity of Habermas's Theory of Communicative Action (1984) and measured through the research instrument proposed by Lock and Seele (2016). The credibility of the sustainability reports was obtained by the quantitative- qualitative evaluation of the mentioned reports in the dimensions: truth, sincerity, adequacy and understandability. The risk of fraud in financial statements was obtained by reestimating the regressors of the Lenard, Watkins and Alam (2007) model for the Brazilian environment. To test the relationship between credibility and fraud risk, regression by ordinary least squares and quantile regression were estimated. The credibility of sustainability reports had a negative and significant relationship with the risk of fraud in the financial statements, especially when the risk of fraud is greater. Most companies with high fraud risk did not present any sustainability report, which indicates that such companies with high fraud risk have less interest in CSR issues and low adherence to criteria that provide greater credibility to sustainability reports. The results suggest that the joint analysis of financial information with the credibility of social and environmental information contributes to understanding the risk of fraud in organizations, and companies with greater credibility of such information have a lower risk of fraud. This can be useful for investors looking to invest in companies that, above all, care about social and environmental issues. Furthermore, this research has its relevance when discussing mechanisms that provide more credible sustainability reports. Greater interaction in the communication process of social responsibility actions benefits not only the organization, but also society as a whole.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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